WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Ato pelo dia mundial do Autismo ocorre no centro de Vitória da Conquista

No ano de 2007, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 02 de abril como o Dia Mundial do Autismo. A iniciativa teve como objetivo chamar a atenção da sociedade para o transtorno que atinge, segundo dados da ONU, cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

Em Vitória da Conquista, a Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista (Acaepa) – órgão que oferece o serviço de acompanhamento para autistas, organizou na tarde da última terça-feira (02), na Praça Nove de Novembro, um encontro em comemoração ao dia do autista. O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes).

A ação atraiu dezenas de pessoas à Praça para verem palestras, exposições e apresentações musicais, além de participarem de ações de serviços sociais. Houve ainda a distribuição de panfletos informativos e a venda de camisetas gravadas com a Lei Municipal nº 2.254 de 17 de outubro de 2018, que dispõe sobre a conscientização aos direitos do autista.

A Presidente da Acaepa, Vitória Aparecida de Araújo, conta que a iniciativa da associação surgiu ao receber o diagnóstico de autismo de seu filho, na época com quatro anos de idade. “Vendo a necessidade de outras mães e pais de autistas, que assim como eu, buscavam acompanhamento, que veio a ideia de formarmos a associação”, explica a Presidente.

Vitória relata ainda que registros recentes apontam para um aumento dos casos e que as ações de conscientização são essenciais para que haja um maior entendimento à causa autista. “O dia de hoje é fundamental que unamos forças para garantir os direitos e principalmente trabalhar para a aceitação da pessoa com autismo na sociedade”, reitera.

Sobre o Autismo – O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ocorre quando há sinais de desordem do desenvolvimento neurológico de uma pessoa, evidenciados por déficits na comunicação, interação social e comportamento, podendo se apresentar no nascimento ou começo da infância.

A Acaepa – Atende pais e cuidadores de autistas, oferecendo palestras informativas também a estudantes, profissionais e comunidade em geral no endereço: Rua Dona Lira, 176-C, Vila Oeste – Bairro Zabelê (Nas proximidades do Instituto Federal da Bahia – IFBA) ou pelo telefone: 3426 – 9531.

Confira fotos do evento (por Acaepa)

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar