WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Zé Raimundo e Waldenor Pereira recebem Comenda Anísio Teixeira do Conselho Estadual de Educação

Em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), para marcar os 180 anos do Conselho Estadual de Educação da Bahia, completados em 2022, os deputados petistas Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) foram homenageados com a Comenda Anísio Teixeira – honraria criada pelo Conselho com o objetivo de conferir reconhecimento àqueles que se distinguiram por suas relevantes contribuições para o desenvolvimento da Educação da Bahia.

A sessão especial foi realizada na quinta-feira, 17/11, no Plenário Orlando Spínola, a partir de proposta do deputado Zé Raimundo, que presidiu a solenidade e destacou o papel relevante deste que foi o primeiro Conselho de Educação no país, criado ainda no Império, pela Lei nº 172, de 25 de maio de 1842. O Conselho é vinculado à Secretaria Estadual de Educação. A entrega da comenda foi uma iniciativa do Conselho no decorrer da sessão.

Luta pela educação

 

Como um dos agraciados pela Comenda, o deputado federal Waldenor Pereira revelou sua alegria: “Estou muito orgulhoso e agradecido por receber esta honraria, porque desde muito jovem tenho lutado incansavelmente em defesa de uma educação pública, de qualidade e laica, como preceituou o patrono da educação da Bahia, Anísio Teixeira”. Waldenor também lembrou sua trajetória de atuação, iniciada ainda no movimento estudantil, depois nas entidades representativas dos professores, tendo encampado a luta pela criação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Ele, inclusive, integrou o quadro de docentes desta instituição, onde foi reitor por dois mandatos consecutivos.

Atualmente, exercendo mandato de deputado federal pela terceira vez, tem se destacado na defesa da educação como membro titular da Comissão de Educação da Câmara Federal e foi coordenador do Núcleo de Educação do PT no Congresso Nacional. Ele acaba de ser reeleito para o quarto mandato federal com o compromisso de continuar lutando pela educação pública, gratuita e de qualidade.
Homenagem de surpresa

Zé Raimundo foi surpreendido com a inclusão do seu nome entre os homenageados, ao final da sessão que ele propôs e conduziu, e agradeceu aos conselheiros pelo reconhecimento. Igualmente com trajetória de ativismo e trabalho em defesa da educação, tanto nas entidades representativas dos estudantes e depois de docentes, Zé Raimundo foi parceiro de Waldenor na luta pela criação da UESB. Mais tarde, quando Zé Raimundo era prefeito de Vitória da Conquista e o amigo Waldenor era deputado estadual, ambos apoiaram a criação do Campus Anísio Teixeira, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Vitória da Conquista.
Outros agraciados com a Comenda Anísio Teixeira foram a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB); o promotor Adalvo Nunes Júnior; o secretário Danilo de Melo Souza; e os diretores de núcleos territoriais de educação de Ribeira do Pombal (NTE17), Deusdete Gomes de Almeida Júnior; de Valença (NTE 06), Josélia Maria dosSantos; de Paulo Afonso (NTE 24), Marco Antônio Queiroz Pires; de Ipirá(NTE 15), Nívea Mairi; e de Itabuna (NTE 05), Rosilene Vila Nova Cavalcante, conhecida como Leninha.

Peça artística da comenda

Durante a sessão foram exibidos dois vídeos, um mostrando um breve histórico do Conselho de Educação da Bahia, outro sobre a criação da Comenda Anísio Teixeira. A honraria foi instituída pelo Conselho no início deste ano para homenagear personalidades com histórico de defesa da educação e é simbolizada pelo artista Billy Oliveira, do município baiano de Cachoeira. Cada peça tem a sua originalidade pelo entalhe feito à mão com a imagem do educador Anísio Teixeira, visionário baiano que é patrono da educação e do Conselho Estadual da Bahia.

O Conselho

O vídeo exibido sobre o Conselho Estadual da Bahia, o primeiro do país, criado quando o Brasil ainda era governado por um imperador, contou um pouco da história da importante instituição, que hoje disciplina as atividades do ensino público e privado no Estado da Bahia, assumindo as funções normativas, deliberativas, fiscalizadoras e consultivas.

Este Conselho de 180 anos é repleto de conquistas capitaneadas por importantes personalidades, em momentos distintos da sua história, como, por exemplo, o jurista Ruy Barbosa, o educador Anísio Teixeira, os professores Luiz Rogério de Souza, Edivaldo Machado Boaventura, Germano Tabacoff, Luiz Felippe Perret Serpa, Rômulo Galvão de Carvalho, José Rogério da Costa Vargens, e as professoras Iraci Picanço, Ana Maria Silva Teixeira, Nadja Valverde Viana, Renée Albagli, entre tantos outros nomes não menos importantes.

Personalidades presentes

O plenário da Alba ficou lotado de profissionais e personalidades baianas ligadas à educação que foram prestigiar a homenagem. À mesa de condução da sessão especial, estiveram junto com Zé Raimundo o presidente do Conselho Estadual de Educação, Paulo Gabriel Nacif, o vice-presidente, Roberto Pires Gondim; o secretário estadual de Educação, Danilo Souza, a conselheira decana Ester Figueiredo, o deputado Waldenor Pereira, representante da Defensoria Pública; Adriano Marques, Álvaro Gomes (ex-deputado), a reitora da UNEB, Adriana Marmori, o promotor de justiça, Adriano Marques, o diretor do Colégio Militar, Tenente Coronel Genebaldo Gomes Nascimento, e os deputados estaduais Fabíola Mansur (homenageada), Rosemberg Pinto, líder do governo, e Fátima Nunes, do PT.

Fonte: Ascom

Texto: Joana D’Arck

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar