WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
adriana calcados camara vitoria da conquista
Interesse Público

Conquista: campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio

Por Luciene Costa – A Campanha de vacinação contra a gripe influenza começou na última quarta-feira, 10. O município de Vitória da Conquista tem um público-alvo para esta campanha de mais de 85 mil pessoas . “Conquista já recebeu a terceira remessa da vacina em pequena quantidade, mas tem tido um recebimento regular e temos abastecido todas as unidades municipais com a vacina da gripe. O usuário contemplado com a indicação da campanha precisa comparecer no posto, levando um cartão de vacina, um documento de identificação, e então será vacinado”, explicou a Coordenadora de imunização do município de Vitória da Conquista, Elba Crisnia Sampaio.

Podem se vacinar pessoas com 60 anos de idade ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, grupos portadores de doenças crônicas (com relatório médico), população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

Segundo Elba, diversas estratégias foram planejadas a fim de ultrapassar a meta de vacina do município repetindo o sucesso do ano anterior. “Estamos trabalhando com a campanha em todas as unidades de saúde, nas zonas urbana e rural. Além disso, a gente tem uma equipe itinerante de vacinação de áreas rurais onde não tem cobertura do Programa Saúde da Família. Fora isso, temos vacinação dos acamados e no dia 04 de maio realizaremos o Dia de Mobilização Nacional para que as pessoas tenham mais oportunidade de se vacinarem”, destacou a coordenadora.

A gripe (influenza) ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e do inverno, quando as temperaturas caem. Trata-se de uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, a garganta e os brônquios. Em alguns casos, a doença pode trazer sérias complicações e até matar. “No ano passado, passamos da meta da cobertura e a gente espera repetir neste ano. Tomem a vacina da gripe para a gente ter um inverno mais saudável”, concluiu Elba.

Em 2018, a meta atingida de Conquista foi de 91,89% do público-alvo. No total, foram vacinadas ,na época,  60.909 pessoas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar