WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Interesse Público

Prefeitos participam de evento de adesão de Conquista ao consórcio da Policlínica Regional de Saúde

Por Luciene Costa –  Em assembleia, realizada na última quarta-feira, 17, os Prefeitos participantes do Consórcio Interfederativo de Saúde da região de Vitória da Conquista/Itapetinga aprovaram a adesão do município de Conquista ao mesmo. O objetivo central é a participação de Conquista na Policlínica Regional que deverá ser inaugurada no próximo dia 14 de junho. Aliás, o assunto rendeu muito impasse em relação ao Prefeito Herzem Gusmão que só aderiu ao consórcio no último momento.

Presidente do Consórcio, o Prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre,
Prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão.

Na reunião, Herzem Gusmão destacou a importância da Policlínica, disse que torce para que a mesma funcione bem e ponderou. “Sabemos que hoje há uma cultura no Brasil de deputado ou vereador ligar para o hospital, isso funciona como moeda de troca. Precisamos dar um bom exemplo. Espero realmente que esta policlínica aqui seja um exemplo para a Bahia. Faremos auditoria, seremos fiscais, afinal de contas terão recursos também do município”. O Prefeito de Conquista apresentou ainda outra crítica em relação à implantação da Policlínica. “A escolha do local da policlínica foi outro equívoco. Deveríamos ter levado para um bairro populoso”. A Prefeitura de Vitória da Conquista vai entrar com 30% de participação na Policlínica Regional de Saúde, o que representa uma população de 101 mil habitantes e repasse na ordem de 1,2 milhão ao ano.

Em resposta à colocação de Herzem, o Presidente do Consórcio, o Prefeito de Belo Campo, José Henrique Silva Tigre, conhecido como Quinho, afirmou: “em momento nenhum iremos partidarizar aquele equipamento haja vista que foi tratado assim desde o momento que assumi a presidência e assim será até o final do meu mandato. Queremos fazer a política do SUS”. Quinho disse ainda que está aguardando o resultado da seleção que foi realizada no início do mês para avançar em outras estratégias. “Serão 18 especialidades. Estamos aguardando o resultado da seleção para que possamos divulgar quais são os serviços e o que poderá ser alterado no futuro. Já marcamos a reunião com o secretário de saúde de todos os municípios que fazem partem do consórcio para que possam trazer as demandas e naturalmente discutir o que pode ser alterado. Tem muitos serviços que a maioria dos municípios já tem, então poderemos usar o dinheiro para outras demandas. Queremos trabalhar com parceria, com a grandeza que Vitória da Conquista. Esse é o sentimento de Rui Costa e do secretário Fábio e da maioria dos prefeitos que estão aqui”. O resultado da seleção sairá no próximo dia 24 de maio.

O coordenador Estadual das Policlínicas de Saúde, Nelson Portela.

O coordenador Estadual das Policlínicas de Saúde, Nelson Portela, participou da Assembleia. Na oportunidade, parabenizou a decisão de Conquista em aderir ao consórcio. “Quero dar os parabéns por Vitória da Conquista está inserido no consórcio de saúde. E é de grande satisfação a gente está vendo o sonho da policlínica se tornar realidade. A previsão é que ainda em junho a Policlínica estará inaugurada para que possamos atender a população”.

O Superintendente do Banco do Brasil, Eduardo Camargo Húg, também participou da assembleia, onde reforçou o serviço da instituição. “O Banco do Brasil tem 210 anos que participa diretamente do crescimento das comunidades não

Superintendente do Banco do Brasil, Eduardo Camargo.

poderia deixar de estar presente. Nós temos uma unidade especifica para atender os negócios do governo. A gente sabe que os negócios do governo são extremamente complexos e eles passam por uma série de ordenamento jurídico e isso dá condições e tranquilidade para que nossos gestores municipais e da saúde possam fazer a boa administração dos recursos que são transitados. O BB está absolutamente integrado a 100% do que está estabelecido no termo de ajuste de conduta estabelecido pelo Ministério Público, onde trará maior tranquilidade para que os senhores possam descansar as suas cabeças no momento necessário”.

O prefeito de Tremedal, Márcio Ferraz, falou sobre a adesão do município ao Consórcio. Segundo ele, isso é mais uma ação que reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde e com a população do município. “O nosso objetivo sempre será priorizar o bem-estar do povo tremedalense. A Policlínica tem muito a contribuir para a rede de saúde do município, por isso, não tivemos dúvidas de que deveríamos fazer parte desse grande projeto”.

O evento, que foi realizado no Cemae, em Vitória da Conquista,

Prefeito de Condeúba, Silvan Baleeiro

contou ainda com as presenças dos Prefeitos de Planalto, Edilson Duarte (Dico); Condeúba, Silvan Baleeiro Sousa; Piripá, Flávio Oliveira Rocha; Poções, Leandro Mascarenhas; Maetinga, Edcarlos Lima Oliveira; Cordeiros, Delci Luz; Encruzilhada, Wekisley Teixeira Silva; Tremeda, Márcio Ferraz de Oliveira; Maiquinique, Jesulino de Souza Porto; Ribeirão do Largo, Herbert Gonçalves de Oliveira; Mirante, Francisco Lucio Meira Santos; Bom Jesus da Serra, Edinaldo Meira Silva; Caetanos, Paulo de Reis, além de secretários de saúde e vereadores de diversos municípios e representantes de Caraíbas e Cândido Sales.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar