WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Recursos hídricos é tema de encontro entre Estado e municípios de Conquista e Barra do Choça

Por PMVC

Na tarde dessa terça-feira, 17, vereadores de Vitória da Conquista e de Barra do Choça promoveram uma reunião para tratar de questões relacionadas ao abastecimento de água nos dois municípios, com a participação de órgãos públicos das duas cidades e da Secretaria Estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS). Foram abordadas as alternativas para o uso correto da água e que garantam a manutenção desses recursos naturais nas barragens de Água Fria I e II, em Barra do Choça, responsáveis pelo abastecimento de alguns município vizinhos, como Vitória da Conquista.

Na oportunidade, o diretor de Segurança Hídrica da SIHS, Marcello Nunes, declarou que é preciso manter os usos múltiplos da água: “O abastecimento humano é prioritário, mas também temos que pesar o lado da agricultura irrigada que é importante principalmente para Barra do Choça. Estamos tentando contornar, levando, dentro do possível, as duas atividades em paralelo”.

No encontro, outras iniciativas, como as barragens do Rio Pardo e do Rio Catolé também estiveram em pauta. O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Teles, comentou que a Prefeitura começou o trabalho de identificação para recuperação das nascentes do Rio Catolé localizadas no território de Vitória da Conquista.

Além disso, o Governo Municipal sempre esteve mobilizado para a construção da Barragem do Rio Pardo. “O Governo Municipal fez os projetos básico e executivo e agora aguarda o parecer do Inema para continuar buscando recursos a fim de que a obra comece”, declarou o secretário local. A futura barragem terá capacidade para armazenar mais de 430 milhões de m³ de água, garantindo a autossuficiência, em termos de recursos hídricos, para Vitória da Conquista e municípios da região, incluindo os distritos da zona rural.

Ainda com relação à segurança hídrica para os municípios do Sudoeste da Bahia, o gerente regional da Embasa, José Olímpio, informou que o projeto para a segunda etapa da Barragem do Rio Catolé já está pronta, aguardando interessados em participar da licitação. “A obra foi licitada três vezes, mas não houve interessado. Esperamos que surjam empresas interessadas na quarta licitação”, desejou.

Também estiveram na reunião, o secretário municipal de Agricultura e Desenvolvimento de Barra do Choça, Eric Fabiano Silva, representantes da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana de Vitória da Conquista, da Uesb, da Ufba e dos agricultores de Barra do Choça.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar