WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Comissões da ALBA aprovam criação de 19 microrregiões de saneamento

Em sessão conjunta de cinco comissões técnicas da Assembleia Legislativa da Bahia, foi aprovado Projeto de Lei Complementar  137/2019. A discussão e votação do projeto que cria 19 microrregiões de saneamento básico, realizada na tarde de ontem, 27, foi presidida pelo deputado Zé Raimundo, por ser presidente da Comissão de Constituição e Justiça a “porta de entrada” para que as propostas sigam em tramitação no legislativo.

Zé Raimundo chegou a suspender a sessão por dez minutos para aguardar a chegada do presidente da Embasa, Rogério Cedraz,  convidado para esclarecer alguns pontos do PLC. Após exposições do secretário foi colocado em votação a proposta do governo,  que cria as seguintes  microrregiões de saneamento básico: Algodão,  Bacia do Paramirim,  Bacia do  Velho Chico,  Bacia do Rio Grande, Chapada Diamantina,  Extremo Sul,  Irecê,  Litoral Norte e Agreste Baiano, Litoral Sul e Baixo Sul, Médio Sudoeste da Bahia, Piemonte-Diamantina, Piemonte do Paraguaçu, Recôncavo,  São Francisco Norte, Semiárido do Nordeste, Sisal-Jacuípe, Terra do Sol, Vitória da conquista e Portal do Sertão.

Zé Raimundo encerrou a sessão conjunta manifestando a sua satisfação: “A nossa comissão e as demais envolvidas nessa votação cumpriu bem o papel de apreciar esse projeto do Executivo, que vai possibilitar uma melhor política de saneamento em nosso estado, principalmente nas ações de abastecimento de água”. Ele considerou importante a presença do presidente da Embasa para tirar dúvidas sobre o projeto que na verdade faz uma adequação à Medida Provisória 868, que dispõe sobre o marco legal do saneamento básico e exige a criação de segmentações, que caso não sejam feitas pelo estado ficará a cargo da Agência Nacional de Águas (ANA).

Cedraz afirmou que a Bahia não é o primeiro estado a se adequar às MP e disse que  essa divisão em microrregiões vai possibilitar a implantação de sistemas integrados, que dão um pouco mais de segurança hídrica para as regiões e possibilitam um melhor atendimento.

O projeto de autoria do Executivo foi aprovado pela quase totalidade dos membros da CCJ e das comissões de Saúde e Saneamento, Educação Cultura, Ciência e  Tecnologia e Serviços Públicos,  Finanças e Orçamento, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo.  Agora a discussão e votação final se dará no plenário, podendo entrar na pauta já na próxima terça-feira, 4 de junho.

Fonte: Ascom
Texto: Joana D’arck 
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar