WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Tremedal: município completa 69 anos de emancipação política

No último dia 05 de novembro, Tremedal completou 69 anos de emancipação política. Emancipada em 05 de novembro de 1953, a cidade sertaneja de clima semiárido, localizada no Sudoeste baiano há 588 quilômetros de distância da capital Salvador, tendo como PRefeito José Carlos Vieira Bahia, conhecido por Dr. Zé Bahia.

De acordo com o site do IBGE, Tremedal, que atualmente possui mais de 16.300 habitantes, teve a sua origem no povoamento da fazenda Brejo, de propriedade de Joaquim Gonçalves, que em 1885, aí se estabeleceu com a família e agregados, vindos do município de Areia, hoje Ubaíra. A partir de 1895, outras famílias se juntaram às primeiras em virtude da fertilidade da região, transformando o lugarejo num povoado.
Devido ao espírito empreendedor da família Ferraz a localidade passou a ser conhecida por Tremedal dos Ferraz. Com a decadência do distrito de São Felipe do município de Condeúba, do qual o povoado fazia parte, em 1922 a sede foi transferida para o arraial de Tremedal dos Ferraz, com a denominação de Bom Jesus do Tremedal.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar