WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Novos alertas de chuva atingem todos os municípios da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-As), emitiu novos alertas de chuva nesta sexta-feira, 16 de fevereiro.

Na Bahia, todos os municípios estão inclusos nos avisos. O maior deles, de cor laranja, representando perigo potencial, engloba 203 municípios da região do Sul do Estado e de uma extensa faixa mais ao oeste do Litoral.

O mesmo alerta engloba mais de 1,3 mil municípios dos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Tocantins, além do Distrito Federal.

Nestas áreas, podem ocorrer chuva  entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas entre 60 e 100 km/h. Tais condições representam risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Na faixa norte do estado, algumas nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical (Zcit) já estão atuando e podem levar chuvas volumosas na faixa de divisa com os estados de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Nas demais regiões sob alerta, nuvens carregadas começaram a se espalhar, influenciadas por um ciclone subtropical em atuação no litoral da Região Sudeste.

Nas regiões de Salvador, Feira de Santana, Jequié e Paulo Afonso, o alerta é amarelo, com previsão de chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com rajadas de vento de 40 a 60 km/h.

Os dois alertas têm validade até 10h deste sábado (17), e podem ser ampliados ou alterado devido às mudanças nas condições atmosféricas nos próximos dias. Em algumas áreas da Bahia, os acumulados podem chegar a 150 mm até o fim da próxima semana.

Riscos

Durante rajadas de vento, é crucial adotar medidas preventivas para garantir a segurança pessoal e proteger bens materiais. Primeiramente, é aconselhável evitar abrigar-se sob árvores, visto que elas podem ser propensas a quedas e a atrair descargas elétricas, aumentando o risco de acidentes.

Da mesma forma, é recomendado não estacionar veículos nas proximidades de torres de transmissão e placas de propaganda, pois essas estruturas podem ser comprometidas pelo vento forte, representando um perigo potencial. Adicionalmente, para minimizar o risco de danos elétricos e garantir uma maior segurança, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, quando possível, pode prevenir sobrecargas e curtos-circuitos causados por instabilidades na rede elétrica durante tempestades.

Veja os detalhes do Alerta Laranja

Veja os detalhes do Alerta Amarelo

Fonte: Agência Sertão

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar