WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Arraiá da Conquista faz a festa em Dantilândia e mais 10 distritos

Ao som do acordeom, da zabumba e do triângulo que se misturam com o barulho dos fogos que colorem o céu junino, o São João é definitivamente um patrimônio reluzente do nordestino. Seja na sanfona sentida de Dominguinhos ou no forró pesado do Trio Nordestino, o importante é abraçar essa tradição da forma mais bonita que é tirando o pé do chão.

Enquanto o vento balançava as bandeirolas coloridas, a banda Café com xote agitava a noite de São João em Dantilândia, nesse domingo (23). Timidamente os casais começavam a dançar, o salão tomado pelo cheiro do quentão e do mugunzá trazia consigo um convite:”Vamos forrozear?”. Senhor Mazinho, mais conhecido como Mazinho da farinha, não hesitou em aceitar, para ele é de extrema importância o incentivo dos festejos juninos na zona rural : “Não se pode deixar morrer essa tradição aqui, o forró sempre foi tão bom que muita gente vem de Conquista para cá, gostaria de parabenizar a prefeitura pelo apoio a um evento tão bonito’’, Afirma Mazinho.

A festa sempre foi tradição no distrito, mas há dois anos passou a contar com o apoio da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista que, através da Secretaria de Cultura, incluiu os distritos em sua programação, com o intuito de expandir o festejo para a zona rural.

Cimário Ribeiro (lado direito) destaca o apoio da Prefeitura para a realização dos festejos

A descentralização é importante, já que é exatamente fora do ambiente urbano onde o festejos juninos se encontram mais próximos das suas raízes, Cimário é um dos organizadores do evento e para ele é um recomeço: ‘’Organizo essa festa há muitos anos e posso dizer que sou muito grato à prefeitura pelo incentivo, através do apoio estamos conseguindo resgatar o São João na zona rural, ficamos quase 6 anos sem condições de realizar essa festa e desde o ano passado conseguimos voltar’’, pontua Cimário.

O vocalista da banda Café com Xote, Zezinho, parabeniza a organização

Zezinho é vocalista da banda Café com Xote e tocou em Dantelândia pela primeira vez, mas está na estrada fazendo um som aconchegante há 7 anos, para ele é uma sensação ímpar: “A minha expectativa é das melhores, achei o público extremamente acolhedor e o lugar caloroso, a organização está de parabéns. Tocamos na 9 de novembro por uma oportunidade da prefeitura e hoje estamos aqui, isso me deixa extremamente feliz’’, conclui Zezinho.

Kelly levou seu filho para forrozear

É uma festa para todas as idades, a prova disso é Kelly, 23, que com o seu bebê de 2 anos no colo explica o significado do São João para ela: “É uma data para estarmos perto da nossa família, na minha casa tem fogueira desde que me entendo por gente, eu adorava quando ganhava fogos, era uma alegria só, e agora trago meu filho comigo para o meio da folia, isso significa muito para mim’’, conclui.

Além da banda Café com Xote, Lino do Acordeon também embalou o São João de Dantelândia fazendo parte da programação do Arraiá da Conquista 2019.

Fonte: Ascom/PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar