WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Vereador propõe criação da Semana Municipal do Biscoito em Conquista

O vereador em Vitória da Conquista, Edivaldo Ferreira Juniors propôs,em parceria com o Sebrae, o movimento Pró-Conquistas, a Prefeitura Municipal e a TV Sudoeste, a criação da semana municipal do biscoito, cujo objeitvo é a realização de seminários, ciclo de palestras, ações educativas e empreendedoras voltadas à produção, exposição e comercialização de Biscoitos.

A ideia é que a programação aconteça sempre na primeira semana de agosto e faça parte do calendário anual do município.

Os biscoitos de polvilho marcam a história de Vitória da Conquista. Inicialmente, eram feitos de forma caseira por famílias que residiam na zona rural. Elas possuíam o domínio de toda a cadeia: produção, fabricação, comercialização e distribuição. A matéria-prima, a mandioca, era farta por aqui e as receitas, registradas em cadernos, eram passadas de mãe para filha, de geração em geração.

Com a migração dessas famílias para a zona urbana, esse costume foi se expandindo e consolidando. A comercialização foi ampliada.

Hoje, são produzidos biscoitos de vários sabores, como os de queijo, maracujá, nata, alho, batata doce, canela. Eles são apreciados não só pelos moradores da cidade. São levados, por diversos turistas, para suas terras de origem, tanto do Brasil quanto no exterior.

Dessa forma, além da importância cultural, a produção e comercialização de biscoitos tem peso na economia de Vitória da Conquista.

Se englobarmos toda a Cadeia do Biscoito, incluindo a fabricação, o varejo, o serviço e a distribuição, bem como a parte da matéria-prima, teremos um aumento expressivo dessa contribuição.
Assim, o município só tem a ganhar com a valorização dessa tradição.

A semana municipal do biscoito busca somar, promovendo o fortalecimento e incentivo dos negócios do ramo.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar