WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Interesse Público

Exposição sobre Glauber Rocha será aberta no aeroporto de Vitória da Conquista

Por iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, o Aeroporto Glauber Rocha, no município de Vitória da Conquista recebe, na próxima quinta-feira (22), às 16h, a abertura da exposição “Glauber em Movimento”. A mostra permanecerá até 20 de outubro, trazendo aos visitantes uma parcela da vida e obra do cineasta conquistense Glauber Rocha.

Contando com 16 totens, a exposição “Glauber em Movimento” remonta pontualmente a linha do tempo do cineasta, com informações e conteúdo fotográfico, arquivístico e audiovisual, destacando não só a sua trajetória profissional, aproximando os visitantes da sua obra, mas também sua dimensão humana e pessoal. Este ano comemora-se os 80 anos (14 de março) de Glauber se estivesse vivo e a data escolhida para a abertura marca os 38 anos de seu falecimento, tempo durante o qual permanece inspirando gerações de artistas e cineastas, e sendo uma referência para o mundo inteiro.

A exposição é uma pequena mostra do Acervo Glauber Rocha. Em breve, o Governo do Estado trará o Tempo Glauber Digital, permanentemente para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, além de disponível online, contando com 50 mil itens digitalizados além dos filmes. A curadoria é de Paloma Rocha, filha do cineasta.

O nome de Glauber Rocha batizou o novo aeroporto de Vitória da Conquista, obra do Governo do Estado entregue no mês de julho, e que recebe agora esta importante exposição, que contribui para a movimentação turística e cultural da cidade natal de Glauber e região. “Glauber reunia características que orgulham os baianos. Foi ousado, inovador, sempre questionador e um grande amante da liberdade. É reconhecido no mundo todo como um gênio do cinema, e sua memória serve de inspiração para aqueles que defendem a democracia. Todas as homenagens a ele são justas”, disse o governador Rui Costa.

Paloma Rocha, filha do cineasta e curadora da exposição destaca a importância da exposição no município de Vitória da Conquista. “Esta ação em Vitória da Conquista é a oportunidade de chamar atenção para um grande projeto que será implementado na Bahia. E presta homenagem a um filho ilustre da cidade, para apresentar um pouco da história e de ter algo dele ali que vai sensibilizar e emocionar quem estiver vendo”, Paloma, que é a terceira de quatro gerações que tem se dedicado à sistematização do trabalho de Glauber. Ao longo dos anos esse trabalho envolveu sua avó, Lúcia Rocha; o próprio Glauber; Paloma e sua filha Sara Rocha.

BIOGRAFIA
Nascido em 1939, na antiga Rua da Várzea, em Vitória da Conquista, Glauber Pedro de Andrade Rocha, se mudou em 1948 para Salvador com a família. Fez teatro e poesia além de participar de um programa de rádio sobre cinema. Estudou direito e jornalismo, casou-se quatro vezes. É lembrado como um dos maiores cineastas brasileiros na história, e conquistou o mundo através de sua sensibilidade criativa. Revolucionário e vanguardista, Glauber fundou o Cinema Novo, movimento que imprimiu uma nova estética à produção cinematografia brasileira. Em sua obra, Glauber Rocha teve como sina poética retratar o seu povo.

Até 20 de outubro, estão todos convidados a conferir o espaço e lançar seu olhar sobre a obra, após este período, a exposição será transferida para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, também na cidade.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar