WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Conquista: Cineasta conquistense Glauber Rocha é homenageado com exposição no Aeroporto que leva seu nome

Por Luciene Costa – Reconhecer a importância do cineasta conquistense Glauber Rocha, que revolucionou uma geração e até hoje continua influenciando cineastas da Bahia, do Brasil e do Mundo, foi a intenção do Governador Rui Costa ao solicitar a realização da Exposição Glauber em Movimento.

Nesta quinta-feira, 22, foi realizada a abertura oficial da exposição, disponível nos espaços do aeroporto que leva o nome do homenageado. A data escolhida para o lançamento tem um significado especial. Glauber faleceu em 22 de agosto de 1981, há 38 anos. Para Paloma Rocha, filha do cineasta, curadora da exposição, a data não foi vista com tristeza, mas com alegria, como uma data de renascimento. “Meu pai acreditava no Cristo renascido como estava no filme dela ´A Idade Terra´. Estou feliz porque estamos aqui, data que meu pai morreu, reabrindo o tempo de Glauber que foi fechado em 2017. Tem muita energia acumulada aqui. É Glauber em Movimento”.

O Governo do Estado levará o Tempo Glauber Digital para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), em Salvador, com 50 mil itens digitalizados, entre 22 mil páginas escritas, na sua maioria inéditos, 4 mil fotografias e 400 desenhos. A Secretária de Cultura do Estado da Bahia, Arany Santana, esteve no evento, onde representou o Governador Rui Costa. “Hoje estamos celebrando a memória. Estamos celebrando aquele que sempre defendeu a liberdade de a democracia. É uma Exposição extremamente afetiva, é do filho da terra. Há 38 anos ficamos órfãos do baiano que transitou por diversas linguagens artísticas. Ele era ator, locutor, produtor, escritos, fundador do cinema novo”.

Composta por 16 totens, a exposição contou ainda com a presença do secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Benício Foltz Cavalcanti. Essa construção do aeroporto foi uma saga de mais de 10 anos. Eu tive a satisfação de participar desde o primeiro momento da decisão do governo em construir um novo aeroporto para a cidade. E não tinha melhor nome do que o de Glauber Rocha para denominar um empreendimento que representa ousadia, o inovador; causou com o que sonhamos com essa estrutura. O aeroporto chegou “chegando” com polêmica bem ao estilo de Glauber”.

A abertura da exposição contou ainda com as presenças dos Deputados Zé Raimundo, Waldenor Pereira; do ex-prefeito Guilherme Menezes; do Presidente da Câmara de Vereadores, Luciano Gomes; vereadores, entre outros.

A mostra permanecerá até 20 de outubro. Após o período no aeroporto, a exposição será transferida para o Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), também em Vitória da Conquista.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar