WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Planalto: Secretaria de Saúde segue com atividades do Programa de Controle da Esquistossomose

A Prefeitura de Planalto, por meio da Secretaria da Saúde, segue desenvolvendo o trabalho de controle da esquistossomose em 2019. As atividades fazem parte do Programa de Controle da Esquistossomose (PCE), através do Núcleo de Controle de Endemias. O PCE é uma iniciativa do Governo Federal que visa à erradicação da doença, popularmente conhecida como barriga d’água.

A Secretaria de Saúde resolveu realizar essas atividades, porque no Município existem localidades com coleções hídricas, onde podem ser encontrados os caramujos, hospedeiros do parasita causador da barriga d’água, principalmente na região da mata.

No momento da visita de casa em casa, os agentes orientam a população sobre o que é a doença, como ela é adquirida e quais os cuidados preventivos. Em seguida, entregam pequenos recipientes plásticos para que sejam colhidas as fezes dos moradores da casa, no qual será constatado se a pessoa está ou não infectada.

Uma vez que seja identificada a presença do parasita Schistosoma, o paciente será devidamente encaminhado para acompanhamento e tratamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar