WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Vitória da Conquista está com alertas de onda de calor e baixa umidade emitidos pelo Inmet até sexta-feira,17

Vitória da Conquista, assim como outras regiões do Brasil, está com aumentos significativos da temperatura nos últimos dias e a população vem sofrendo com a onda de calor. Desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17), o município está com dois alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Metereologia (Inmet): um relativo à baixa umidade e outro à onda de calor.

O alerto vermelho é relativo à onda de calor e a risco à saúde por conta da temperatura que está 5ºC acima da média no período maior do que cinco dias. Já o alerta amarelo se deve à umidade relativa do ar, variando entre 30% e 20%. Há baixo risco de incêndios florestais e à saúde. Essa combinação entre altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar favoreceu à ocorrência de focos de incêndio em vários pontos de Vitória da Conquista neste final de semana e a Brigada de Incêndios da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) entrou em ação para debelar o fogo.

Instruções

“Nesse sentido, é importante redobrar a atenção com alguns cuidados: beber bastante água, usar protetor solar, evitar exposição direta ao sol, usar roupas leves, fazer uma alimentação saudável, usar bonés ou chapéus para proteção, evitar esforço físico extenuante e, caso o faça, lembrar dos repousos em áreas de sombra e arejados”, alerta o coordenador médico da Atenção Básica, João Augusto Porto.

Alguns grupos merecem mais atenção nessa situação, como as crianças, os idosos e os acamados, pois são mais suscetíveis à vasodilatação no calor e podem apresentar dificuldade na regulação da temperatura do corpo. “Atenção às crianças, idosos e pacientes acamados, que, algumas vezes, não conseguem sinalizar sede, então deve-se oferecer água com mais frequência e com atenção”, sugere o médico.

Em qualquer intercorrência, as pessoas devem acionar a Defesa Civil, por meio do 199, ou o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193.

Print this pageSalvar em PdfShare on Facebook
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar