WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Conquista: evento celebra Independência do Brasil

Por Gabriela Couto – A manhã do último sábado do feriado de 7 de setembro, em Vitória da Conquista, foi chuvosa, apesar dos últimos dias de Sol na cidade, mas isso não foi motivo para a população da cidade não comparecer a Avenida Integração para acompanhar o tradicional desfile cívico-militar do município.

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (PMDB), assistiu o desfile do início ao fim, cumprimentando as pessoas que se aproximavam do palanque oficial do governo. Junto com ele estavam grande parte do seu corpo de secretariado, como o secretário de Educação, Coronel Esmeraldino Correia, secretaria responsável por toda a organização do evento. Além do secretariado do prefeito, vereadores da situação também se fizeram presente, como o presidente da Câmara Municipal, Luciano Gomes, e os vereadores, Edivaldo Ferreira Júnior (PMDB), Lúcia Rocha (DEM) e Luís Carlos Dudé (PTB).

Esmeraldino falou sobre a importância do desfile e o trabalho realizado para que ele fosse executado. “Vamos com mais de 6.000 mil integrantes participando ativamente, a educação com 1.300 divididos em oito alas contando a história do futuro, da tecnologia sustentável, ciências, arte e tudo aquilo que faz e dinamiza a vida moderna, o mundo moderno respeitando tradições, mostrando tudo aquilo por onde nós passamos como aprendizado para a eficiência do conhecimento”.

A Secretaria de Cultura também veio para a avenida trazendo a sua participação, como nos falou o secretário de Cultura, Adriano Gama. “É uma excelência a participação das escolas, a tradição, a história e a cultura foi muito bonito a participação do esporte, da Biblioteca Municipal, do Conservatório. O desfile tem que acontecer, a população gosta mesmo, mas esse parabéns é para a secretaria de educação e para todos que contribuíram para a realização porque além do ato cívico tem a importância de cada um que tá ali mostra sua  contribuição da cidade como profissional”.

O desfile de 7 de setembro é uma tradição na cidade de Vitória da Conquista, e foi aberto pela ala militar, onde estiveram presentes os ex-combatentes do Exército Brasileiro, o Tiro de Guerra 06-66, o Colégio da Polícia Militar (PM), o Núcleo de Veteranos, os oficiais do 9° Batalhão, as Companhias da Polícia Militar, as Companhias Independentes da PM, o Esquadrão de Motociclistas Falcão e o Grupamento de Bombeiros.

Os desfiles mais aguardados eram os das escolas da cidade, começando pelas escolas municipais, que trouxeram para a avenida alegorias, carros, e muita beleza, retratando os avanços tecnológicos que nossa humanidade passou nos últimos anos, até chegarmos às nossas tecnologias atuais, sem esquecer, claro da pessoa humana. Com 8 alas, as Escola Municipais visitaram a história mundial, e trouxeram releituras das transformações históricas para o homem. Vários setores da prefeitura aproveitaram o espaço para desfilar, como a Secretaria de Desenvolvimento Social, com seus trabalhos sociais.

O desfile de 7 de setembro também é conhecido por contar com as tradicionais participações das Filhas de Jó, Capítulos DeMolay e as diversas Lojas Maçônicas da cidade de Vitória da Conquista.

Além disso, tivemos as tradicionais fanfarras das Escolas Estaduais, neste ano desfilaram, a FanIeed, do Instituto de Educação Euclides Dantas, a fanfarra do Colégio Estadual Fernando Spinola, e a do Centro Integrado Navarro de Brito.

O penúltimo desfile foi do “Grito dos Excluídos”, que aproveitou o momento para pedir a saída do prefeito Herzem Gusmão do poder, alegando que ele não cumpre suas obrigações enquanto gestor da cidade. Após o Grito, um grupo de evangélicos intitulado “Cidade Unida” que pelo segundo ano se reuniu para orar pela vida e pelo governo de Herzem Gusmão, em uma oração comandada pela pastora Zita, encerrando assim o desfile deste ano.

Veja mais fotos:

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar