WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Domingo de eleição para o Partido dos Trabalhadores com vitória de Isaac Bonfim em Vitória da Conquista

Por Gabriela Couto -No último domingo, 08, foi dia dos filiados do Partido dos Trabalhadores (PT) de Vitória da Conquista exercerem seu direito ao voto democrático em mais uma eleição, movimento que o partido chama de PED (Processo de Eleição Diretas). Com dois candidatos no municipal, Isaac Bonfim e Noeci Salgado, as eleições aconteceram durante todo o dia na Câmara Municipal de Vitória da Conquista.

Rudival Maturano Filho, presidente do PT

Quem passou pela Câmara pode conferir um clima amistoso entre os filiados, com muita conversa descontraída, mesmo num dia que é decisivo para os rumos que o partido tomará para o ano de 2020 no município. Atual presidente do partido, Rudival Maturano Filho, conversou com a gente sobre a importância de se manter a harmonia dentro do partido, mesmo durante um processo eleitoral. “O processo eleitoral foi tranquilo aqui na Câmara. Passaram por aqui votando em torno de quatrocentas pessoas, pela manhã, isso é uma vitória muito grande. É uma festa do partido. A gente vê que a votação é festiva, que a militância tá se encontrando, bate-papo, não há uma divergência, briga isso é interessante.  E sabemos que o resultado das urnas hoje vai realmente mobilizar toda a militância do partido para o futuro.”.

O deputado federal Waldenor Pereira foi um dos partidários que compareceu ao local de votação para votar e expressar também a sua opinião sobre o PED da cidade. “É um momento especial para a vida do Partido dos Trabalhadores, porque através das eleições diretas exerce-se a democracia interna no partido e permite que o partido se oxigene, se estruture, se renove também do ponto de vista das suas direções. A militância está aqui em Vitória da Conquista participando de eleições como essas que foram precedidas de um amplo debate entre as chapas, entre os candidatos identificando os principais problemas que afligem o partido tanto do ponto de vista municipal, estadual como nacional”.

Quem também estava no local de votação prestando o seu direto do partido foi o deputado estadual Zé Raimundo, que demonstrou sua felicidade em ver tantas pessoas aproveitando o domingo para participar do processo eleitoral partidário. “O processo eleitoral interno é sempre um momento de mobilização dos militantes, dos filiados, é também uma base que o partido faz para o debate interno sobre o momento atual, evidentemente procurando avaliar o que foi feito nesses anos e ação partidária, mas também evidentemente diagnosticando as forças sociais e os desafios do momento.  No caso de Conquista dois companheiros disputam a presidência, nós estamos acompanhando o companheiro Isaac, mas nós acreditamos que são dois nomes que o partido reconhece como bons militantes”.

Zé Raimundo também disse que espera que após esse processo eleitoral se possa começar a debater o que Vitória da Conquista espera do Partido para as próximas eleições municipais. “Nós vamos construir uma alternativa pra 2020 que represente os anseios de Vitória da Conquista e naturalmente o PT já tem algum peso fundamental. Nós sabemos que ainda tem tempo para se buscar conversas com as outras forças partidárias que fazem parte do governo. Mas neste momento é a questão interna, então o partido vai se debruçar sobre esse desafio da conjuntura reconstruir naturalmente um programa para voltarmos ao governo do Brasil o mais rápido possível e na Bahia consolidar o projeto do companheiro Rui Costa para 2022.”.

O fechamento das urnas foi às 17h, onde se iniciou a contagem de votos, que foi até por volta de 20h30 com 1134 votantes e cerca de 700 votos para Isaac Bonfim e 300 votos para Noeci Salgado, deixando claro que nos próximos 4 anos o partido será presidido por Isaac Bonfim.

Segundo IsaacBonfim, o Partido dos Trabalhadores fez em todo Brasil um grande processo de eleição direta, mais de dois milhões filiados aptos a votar em mais de 4000 municípios, fortalecendo a militância do partido. “Então quem tá fortalecido é o partido, porque movimenta essa militância,  coloca a turma pra debater, pra pensar o partido vai  entender como sendo as teses possíveis e prováveis pra próxima quadra da história de Vitória da Conquista. Então ao contrário do que muita gente pensou que partido sairia com sequela, sairia rachado desse processo, eu acho que passa a ser mais unido do que entrou, porque a gente conseguiu expor nossa diferença e mesmo com essas diferenças a gente conseguiu chegar no dia 8 de setembro com capacidade pra fazer um processo maduro, limpo, tranquilo”.

Para Noeci Salgado, quem ganha é o PT,  o coletivo e não individual. “Então a questão não é pra mim do é que é novo nem do que é velho, a questão é de quem tem mais capacidade pra trabalhar a reconstrução partidária política que a gente precisa fazer sobretudo visando as eleições do ano que vem”.

Os vereadores Fernando Jacaré e Cori
Noeci Salgado e o deputado Waldenor Pereira

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar