WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Prefeitura de Barra do Choça e Cooperbac premiam cafeicultores locais no 2º Concurso de Café de Qualidade

Na última sexta-feira (06), Barra do Choça foi palco da premiação do 2º Concurso de Café de Qualidade, o evento foi realizado pela prefeitura do município por meio da Secretaria de Agricultura (Semagri), juntamente com a Cooperativa Mista dos Cafeicultores de Barra do Choça e região (Cooperbac). O evento que aconteceu na Arena Barra Music, tem se destacado pela valorização da cafeicultura local e incentivo da plantação de lavouras na região

Além do envolvimento da comunidade de Barra do Choça, o evento contou com presenças ilustres da região e até mesmo de outros estados. Estavam presentes o prefeito Oberdan Rocha, representantes do Governo do Estado, Sebrae, UESB, importadoras e cafeterias.

Oberdan Rocha, prefeito de Barra do Choça

O prefeito Oberdan Rocha comentou sobre a importância do evento para Barra do Choça. “Estamos realizando o segundo Concurso de Qualidade do Café, para poder incentivar, motivar os nossos produtores, porque eles necessitam dessa motivação para produzir um bom café. E o nosso café está buscando a certificação de uma identificação geográfica. E barra do Choça como sempre busca apoiar para que esse desenvolvimento da nossa região, da nossa cultura do café seja cada vez mais propagada no Brasil e no mundo”, disse o prefeito.  

Joara Oliveira, presidente da Cooperbac

Joara Oliveira, presidente da Cooperbac, pontuou a qualidade dos cafés apresentados no concurso. “A gente observa que os produtores estão qualificando cada vez mais as propriedades, prova disso é esse concurso, que a gente tirou cafés que têm notas de 90, 89. Então, a gente acredita que no próximo ano vamos ter cafés excelentes”. 

O concurso foi realizado em duas fases, na primeira avaliou e selecionou amostras, já na segunda fase, foram feitas as análises das funções físicas e sensoriais dos cafés. Os 10 melhores foram premiados. Ao todo, foram mais de R$ 65 mil em prêmios para os vencedores. Foram premiados no quesito café despolpado em primeiro lugar Edvaldo de Jesus Jardim; em segundo, Idimar Barreto Paes Filho; em terceiro lugar, Evanio Ramos Lima; em quarto lugar: Isaias Viana Andrade e em 5 e último lugar: João Ribeiro de Oliveira. 

No quesito café narural, café despolpado, foram premiados de primeiro ao quinto lugar, respectivamente, os cafeicultores Mariana Oliveira Pessoa Dias, Idimar Barreto Paes Filho, Ana Cristina Correia Gonçalves, Valdomiro Rosa Queiroz e Isaias Viana Andrade. O concurso foi finalizado com leilão dos lotes vencedores. 

Naelton Freitas, vice-prefeito de Barra do Choça

Naelton Freitas, vice-prefeito de Barra do Choça, falou da satisfação em participar do evento e da importância da sua realização. “Feliz demais em participar do 2º concurso de qualidade do café, na qual a gente vê a satisfação dos nossos produtores, sendo agraciado aqui com essa premiação, é uma motivação para que eles possam seguir produzindo e produzindo com qualidade. Que a gente vê a necessidade que é de deixar aquele pensamento de produzir em quantidade, porque, infelizmente, dos preços que hoje não ajudam, e começar a produzir com uma qualidade melhor, com um valor agregado para poder aumentar a sua renda mensal”, enfatizou o vice-prefeito. 

secretário de agricultura de Barra do Choça, Crésio Lima

O secretário de agricultura de Barra do Choça, Crésio Lima “Finalizamos hoje o nosso concurso de qualidade do café, uma segunda etapa em parceria, prefeitura municipal de Barra do Choça em parceria com a Cooperbac. Evento esse que consideramos um grande sucesso, porque além de termos a semana toda os melhores provadores de café do Brasil, representantes de grandes empresas compradores do nosso café, tivemos café, realmente, de grande qualidade, mostrando aos nossos produtores que vale a pena trabalhar com esse café especial, que vai ser vendido agora com um valor mais agregado e vai ser reconhecido para ser levado para grandes cafeterias do país”. 

Mazinho Carneiro, superintendente de agricultura familiar do estado

Mazinho Carneiro, superintendente de agricultura familiar do estado, reconheceu que os investimentos feitos ao longo dos anos tem rendido bons frutos. “Hoje a gente vem aqui representando o governo do estado para testar a efetividade das políticas públicas do governo do estado. São 8 anos investindo fortemente no setor de desenvolvimento do estado que é a agricultura familiar. E hoje a gente tem a oportunidade, através deste concurso, a culminância de todas as políticas públicas seja de assistência técnica, mecanização, industrialização, junto com a produtividade dos cafeicultores consegue comprovar tudo aquilo que a Cooperbac, prefeitura de Barra do Choça e governo do estado pretende para a agricultura familiar”. 

O evento contou com a presença do prefeito Oberdan Rocha; do Naelton Freitas, vice-prefeito; da presidente da COOPERBAC, Joara Oliveira; Mazinho Carneiro, superintendente de agricultura familiar do estado; do especialista em cafés especiais, Sílvio Leite; do secretário da agricultura Crésio Lima; do representante da Câmara Municipal Fabricio Martins; o representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Farley Amorim. Além de empresas parceiras, apoiadores do concurso e cafeterias. 

Confira o vídeo:

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar