WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Conquista: Sessão Especial debate prevenção ao câncer de mama em apoio ao Outubro Rosa

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu nesta quarta-feira, 23, uma Sessão Especial de autoria do mandato da vereadora Lúcia Rocha (DEM), para debater a importância da prevenção ao câncer de mama, doença que mais mata mulheres no Brasil. A sessão integra o calendário de atividades da Campanha Outubro Rosa, movimento que teve início na década de 90, com o objetivo de alertar a sociedade para a importância da detecção precoce e tratamento do câncer mamário.

O movimento Outubro Rosa não poderia deixar de acontecer em Conquista – Abrindo as falas da mesa, a vereadora Lúcia Rocha (DEM) destacou a história do movimento “Outubro Rosa” que visa conscientizar as mulheres para os cuidados contra o câncer de mama. A parlamentar parabenizou a gestão municipal por se sensibilizar com a causa e destacou o Projeto de Lei de sua autoria que implementa no município, um hospital especializado em saúde da mulher. Por fim, Lúcia ressaltou o quanto é importante que as mulheres façam a prevenção.

Detecção precoce é determinante para a cura – A mastologista Dra. Monalisa Ferraz apontou que a detecção precoce do câncer de mama é de grande importância para a cura da doença. “Muito mais importante do que a prevenção é a detecção precoce, é a gente conseguir detectar um nódulo de início. De que forma? Com exames de imagem. Quais exames? A mamografia e a ultrassom”, apontou ela, cobrando ações aos parlamentares que garantam maior oferta desses exames pelo Sistema Único de Saúde. “Quanto mais facilidade a mulher tiver, melhor”, destacou. “Toda mulher a partir dos 40 anos deve fazer a mamografia anual. Muitas vezes elas não conseguem com tanta facilidade assim”, concluiu.

Ações de prevenção são intensificadas neste mês – A enfermeira Érika Carvalho representou a Secretaria Municipal de Saúde e explicou que o Outubro Rosa se trata de uma campanha internacional. Segundo Carvalho, as unidades de saúde do município já executam estratégias de prevenção ao longo do ano e as intensificam neste mês. Ela explicou que também são realizadas atividades aos finais de semana, o que aumenta o número de mulheres atendidas. Entre as ações estão exames clínicos, coletas de preventivos, rodas de conversas focadas no combate ao câncer de mama, consultas médicas e testes para doenças como HIV e hepatite. Ela informou que neste final de semana cerca de 40 localidades receberão o Dia D de Prevenção ao Câncer de Mama.

O câncer pode ser vencido pela força de vontade – Representando a Casa do Amor, a Sra. Maria das Graças Soares Ramalho iniciou sua fala relatando que apesar da dificuldade que tem passado com o câncer há 3 anos, está viva para poder falar sobre e alertar as mulheres que cuidem de suas mamas e se previnam contra a doença. Maria ressaltou que hoje tem força e vai continuar vencendo, afirmou que a doença pode ser superada com força de vontade e pela alegria de viver. Por fim, alertou aos homens que também se cuidem no “Novembro Azul”, no mês que vem.

Prevenção e diagnóstico precoce – A prefeita em exercício Irma Lemos (PTB) destacou a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce. “A gente tem que prevenir. O câncer de mama ainda é temeroso, ainda atinge as mulheres”, disse Lemos. “As mulheres precisam conhecer melhor o seu corpo. É uma doença que não escolhe classe, cor, nada. Chega às vezes silenciosa”, apontou a prefeita, destacando a necessidade do diagnóstico precoce da doença para elevar as possibilidades de cura.

Ainda em seu pronunciamento, Irma Lemos disse que comunidades da zona rural do município receberão mutirões de exames de detecção do câncer de mama para atender a população rural. “Quero pedir às mulheres da zona rural que quando chegar esse serviço nos povoados, não deixem de comparecer”, disse Irma, estimulando as mulheres a buscar o diagnóstico da doença o mais rápido possível.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar