WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Odontomóvel chega a Barra do Choça

A Prefeitura de Barra do Choça, através da Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, estão desenvolvendo no município a ação “Odontomóvel” de saúde bucal. O programa tem como público alvo crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos da rede pública de ensino e também a comunidade em geral.

Barra do Choça recebeu nesta terça-feira, dia 9 de setembro, a carreta do Programa Odontomóvel.  A unidade móvel ficará no município durante seis dias, com atendimento ao público, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Serão atendidos por dia cerca de 140 pacientes. Além dos alunos das escolas cadastradas, as pessoas interessadas devem levar o cartão do SUS e documento de identificação.

A carreta está em frente ao Posto de Saúde no centro. A Secretaria de Educação vai levar alunos das escolas dos bairros nas datas pré-estabelecidas conforme o cronograma: * terça-feira, 09.09 – Alto da Barra e Ouro Verde; * Quarta-feira, 10.09 – Sossego e santo Antônio; Quinta-feira, 11.09 – Barra Nova I e II; * Sexta-feira – 12.09, Pau – Brasil e Cafezal; Sábado, 13.09 – Centro e Bom Retiro e no Domingo, 14.09 -Primavera e Pedro Santino.

DSC_0069

O Projeto Odontomóvel foi desenvolvido com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso à assistência odontológica em municípios do Estado da Bahia com carência nessa especialidade. A estrutura do Odontomóvel é composta por uma carreta contendo 10 consultórios, internamente equipados com a mais moderna tecnologia. Além de uma estrutura externa montada para o acolhimento dos pacientes. Uma equipe de dez dentistas está disponível para atendimento à população, no que diz respeito a exames bucais (extração, restauração, remoção de tártaro, profilaxia e prótese adesiva, quando necessária) e orientações básicas de higiene.

Em caso de constatação de alterações durante o exame bucal, o paciente deverá ser encaminhado aos órgãos de referência da rede municipal de saúde para tratamento adequado. Durante os seis dias, incluindo o sábado e o domingo, a previsão é de os profissionais realizem 900 atendimentos.

Para a maioria das crianças atendidas, esta foi a primeira consulta a um odontólogo. ” Eu nunca fui ao dentista e não tenho medo. Acho importante tratar dos dentes”, afirmou Vitor de Oliveira, 7 anos, aluno da rede municipal.

ImageProxy (1)

Elissandra Silva de Oliveira, mãe de três crianças, elogia a ação. “É muito importante poder garantir esse tipo de serviço para quem, como eu, não tem condição financeira para custear um tratamento dentário. Poder trazer meus filhos e não pagar nada é muito bom”, avalia

Trabalhamos com a população carente e sentimos, de perto, a importância deste programa na prevenção e tratamento bucal. Ainda observamos um número elevado de extrações e isso nos preocupa, mas estimula a também aproveitar o momento da consulta para conscientizar sobre escovação e preservação da saúde bucal”, garante Monalisa Pereira, Coordenadora do Odontomóvel.

ImageProxy (2)

 

 

ASCOM

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar