WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Caravana Anísio Teixeira chega a Vitória da Conquista deixando marcas do educador

Jequié, Caetité e Vitória da Conquista recebem Caravana na sua 1ª fase

Por Gabriela Couto – Chegou a Vitória da Conquista no final da tarde dessa quarta-feira, 27, a Caravana Anísio Teixeira, que veio de Jequié, e depois vai para Caetité, cidade natal do educador. A Caravana vem homenagear esse grande educador, referência para todos os profissionais da área da educação, e que em 2020 completaria 120 anos. Então será um ano comemorativo e de muitas atividades envolvendo a obra e o legado educacional que Anísio Teixeira deixou principalmente no estado da Bahia. Em Vitória da Conquista, aconteceram duas cerimônias para marcar a passagem da Caravana pela cidade.

A primeira ocorreu na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), onde houve a recepção da Caravana vinda de Salvador, e a entrega e o descerramento da placa memorial da passagem da Caravana pela instituição, com a presença do reitor da Uesb, o professor Luiz Otávio de Magalhães. Na oportunidade, ele falou sobre a importância da Uesb estar recebendo essa Caravana, e trazendo também um breve histórico sobre a vida de Anísio Teixeira, para mostrar o quão importante a sua luta é nos dias atuais para trabalhar a valorização dos educadores na nossa atual sociedade. “Essa Caravana vem num momento importante onde está cada vez mais difícil se fazer políticas públicas afirmativas que reforcem os direitos fundamentais da cidadania do ser humano.” , completou.

Descerramento da placa na Uesb

Alessandra Assis, presidente do Fórum Estadual de Educação, estava também no evento da Uesb e disse um pouco sobre a importância da Caravana. “Essa proposta do governo estadual é muito oportuna, porque nós estamos num momento de agravamento das políticas educacionais, com muitas conquistas que foram acumuladas, sendo desfeitas. Então nós estamos num momento de afirmar a educação, então ninguém melhor do que Anísio Teixeira para afirmar esse movimento em defesa da educação pública, de qualidade, inclusiva, não como privilégio, mas como um direito para todos.”, falou.

Muitos representantes estiveram na Uesb, como a presidente do Conselho Estadual de Educação da Bahia, Anatércia Contreiras; o representante da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, chefe do Gabinete Civil, Murilo Mármore; e o coordenador e idealizador do projeto Naomar Monteiro.

Após o descerramento da placa na Uesb, a Caravana seguiu para a Universidade Federal da Bahia, campus de Vitória da Conquista, que leva o nome do educador, para a entrega também de uma placa comemorativa para marcar a sua passagem pela universidade, e também para a mesa redonda “Anísio Teixeira: vida e obra”, e debatida pela professora da UFBA, Danúsia Cardoso e pelo coordenador da Caravana Naomar Monteiro, e mediada pelo vice-reitor da Uesb, Marcos Henrique.

Mesa Redonda na UFBA, com Naomar Monteiro, Marcos Henrique e Danúsia Cardoso

Após o final das atividades na UFBA, a Caravana segue até a cidade Natal de Anísio Teixeira, Caetité, onde terá atividades também durante todo o dia 28.

A grande ideia da Caravana é ser uma ação dentro de um ano inteiro, que será o ano de 2020, onde será comemorado 120 anos do nascimento de Anísio Teixeira, tentando trazer o legado, a contribuição de Anísio Teixeira reativando as discussões daquilo que ele defendia do que era a educação, para inspirar e orientar os educadores de toda Bahia. A Caravana, que deve visitar todas as regiões da Bahia, é só o início do projeto que contará com programação que segue com o Ano Anísio Teixeira, onde acontecerão diversos eventos, publicações, lançamentos, celebrações e outros atos públicos.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar