WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
CâmarasInteresse Público

Câmara de Vereadores homenageia 15 anos do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Uesb

Sessão foi proposta pela Comissão de Direitos Humanos da casa

Gabriela Couto – Na manhã desta sexta-feira, 29, a Comissão de Direito Humanos da Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu uma sessão especial para homenagear os 15 anos do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia que vem contribuindo ao longo dos anos para garantir legalmente os direitos desse público.

Sessão especial da Câmara, hoje, 29

De acordo com a vereadora Márcia Viviane, uma das integrantes da Comissão de Direitos Humanos e quem conduziu a sessão, mais do homenagear, esse espaço vem também para apelar à sociedade civil para contribuir e ajudar o Núcleo.

“O intuito é realmente de divulgar, não apenas só de comemorar a importância desse Núcleo para a cidade de Vitória da Conquista e, principalmente, na defesa, no acompanhamento das crianças, das famílias que tiveram seus direitos violados. Mas, principalmente, muita chamar atenção da sociedade de Vitória da Conquista, tanto pra entrar com parcerias, já que a parcerias podem ser públicas e privadas, como divulgar esse serviço que é tão jovem, mas que tem impactado tanto a vida da população de Vitória da Conquista. Então foi no sentido de comemorar e também chamar à atenção da sociedade pela importância da valorização desse Núcleo de defesa.”

O idealizador e coordenador do Núcleo, o professor Carlos Alberto Públio explicou que toda equipe estava muito feliz com a homenagem e o reconhecimento do trabalho.

“A gente fica agradecido porque é o reconhecimento dos trabalhos que a gente vem desenvolvendo nesses quinze anos. O núcleo vem prestando um serviço relevante a comunidade, com atendimento de crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados, especialmente a violência sexual que é uma violência a típica com implicações nefasta no desenvolvimento da criança, seja ele social, de aprendizado e familiar. E é nessa perspectiva que o Núcleo é interfere nesse ciclo da violência, desmontando e também ao mesmo tempo que você faz o atendimento, a gente estuda sobre essa violência para compreender quais são as raízes desse comportamento que leva um adulto a cometer uma violência contra criança ou adolescente.”.

O Núcleo é um programa de Extensão do Curso de Direito da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e é composto por uma equipe multidisciplinar, advogados, psicólogas, assistentes sociais, e estudantes, e oferece serviços como orientação jurídica, acompanhamento e orientação psicológica, psicoterapia, acompanhamento e orientação sociofamiliar, e encaminhamentos para a rede socioassistencial. E funciona na rua 10 de novembro, 163, no Centro de Vitória da Conquista.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar