WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Jerônimo Rodrigues anuncia mais seis secretários e um superintendente de novo governo da Bahia; confira nomes

O governador eleito, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta quarta-feira (28) mais secretários do novo governo na Bahia. Dos sete nomes que foram confirmados, dois atuam nas secretarias no mandato de Rui Costa (PT).

No dia 19 de dezembro, 11 nomes foram anunciados pelo governador eleito e no dia 22, outros cinco. Com isso, quatro secretarias estão pendentes, sendo elas: Segurança Pública (SSP), Administração (Seab), Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Planejamento (Seplan).

Uma das novidades é a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI), que será comandada por Patrícia Pataxó. A pasta foi criada para o próximo governo. Confira nomes:

  • Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas (SEPROMI): Patrícia Pataxó
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (SEDUR): Jusmari Oliveira (deputada estadual)
  • Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT): Bruno Monteiro
  • Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE): Davidson Magalhães (atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia)
  • Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE): Ângelo Almeida
  • Secretaria de Comunicação (SECOM): André Curvello (atual secretário de comunicação da Bahia)
  • Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM): Elisângela Santos Araújo

Conheça os secretários anunciados nesta quarta:

  • POVOS INDÍGENAS: Patrícia Pataxó
Patrícia Pataxó — Foto: Redes sociais
Patrícia Pataxó — Foto: Redes sociais

Natural de Itaju do Colônia, no território indígena Caramuru Catarina Paraguaçu, no Sul da Bahia, Patrícia Pataxó foi a primeira indígena formada em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Ela é advogada especialista em Direitos Humanos e membro do Observatório de Direitos Indígenas Nacional. Além disso, Patrícia atuou como assessora institucional da prefeitura de Itaju do Colônia; foi assessora especial da Fundação da Criança e do Adolescente (FUNDAC); e participou de reuniões junto à Organização dos Estados Americanos (OEA) sobre a denúncia de violações dos direitos indígenas.

  • URBANISMO: Jusmari Oliveira
Jusmari Oliveira — Foto: Paula Fróes/ GOVBA
Jusmari Oliveira — Foto: Paula Fróes/ GOVBA

Jusmari Oliveira foi vereadora, presidente da Câmara Municipal de Barreiras, deputada estadual por três mandatos, deputada federal e prefeita de Barreiras, no oeste da Bahia.

Em 2017, durante o governo de Rui Costa, ela chegou a ocupar o cargo de secretária de Desenvolvimento Urbano, mas saiu após se eleger deputada estadual.

  • CULTURA: Bruno Monteiro
Bruno Monteiro — Foto: Redes sociais
Bruno Monteiro — Foto: Redes sociais

Bruno Monteiro é jornalista, produtor e gestor cultural. Ele foi chefe de gabinete dos Ministérios de Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres, além de assessor especial da Presidência da República no governo Dilma Rousseff.

Ele também coordenou a comunicação do senador Jaques Wagner e a comunicação da campanha de Jerônimo Rodrigues ao Governo do Estado.

  • TRABALHO, EMPREGO, RENDA E ESPORTE: Davidson Magalhães
Davidson Magalhães — Foto: Redes sociais
Davidson Magalhães — Foto: Redes sociais

Davidson Magalhães é o atual secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Ele foi vereador por dois mandatos em Itabuna, sua cidade natal, e também exerceu as funções de secretário de Indústria e Comércio e secretário de Articulação Política.

Além disso, Davidson foi deputado federal entre 2015 e 2018 e atua como professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador.

  • DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO: Ângelo Almeida
Ângelo Almeida — Foto: Redes sociais
Ângelo Almeida — Foto: Redes sociais

Ângelo Almeida é natural de Feira de Santana, a cerca de 100 quilômetros de Salvador, e foi reeleito deputado estadual com 59.841 votos.

Como deputado, criou a Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa da Bahia e foi presidente da Comissão Especial para Avaliação dos Impactos da Pandemia do Covid-19. Além disso, Ângelo criou e preside a Frente Parlamentar em Defesa das Políticas Públicas para a Juventude do Estado da Bahia.

  • COMUNICAÇÃO: André Curvello
André Curvello — Foto: Redes sociais
André Curvello — Foto: Redes sociais

André Curvello é jornalista e atua como secretário de Comunicação do Estado da Bahia desde 2015. Ele também foi Secretário de Comunicação Social dos municípios de Salvador e de Feira de Santana, segunda maior cidade do estado.

  • MULHERES: Elisângela Santos Araújo
Elisângela Santos Araújo — Foto: Redes sociais
Elisângela Santos Araújo — Foto: Redes sociais

Elisângela é secretária Agrária Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de desenvolvimento agrário do Governo de Transição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

Foi presidente do Sindicato dos trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de São Domingos e Diretora Estadual da CUT-Bahia. Na CUT Nacional ocupou a Diretoria Executiva por três mandatos e foi secretária-geral do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais (DNTR/CUT).

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar