WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Estudantes da Educação Profissional ensinam a fazer panetone

A menos de um mês para as festas natalinas, os estudantes do curso técnico de Panificação e Alimentos do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Empreende Bahia, localizado no bairro de Água de Meninos, em Salvador, ensinam a fazer um produto propício para a época: o panetone. Esta delícia, que é muito consumida neste período do ano, também pode ser uma oportunidade para agregar um extra na renda familiar. Atentos a isto, os estudantes aprendem e ensinam a fazer este tradicional pão com frutas cristalizadas, que deixa a ceia do natal ainda mais bonita e saborosa.

A produção do panetone faz parte das aulas práticas do curso e é coordenada pelo professor de Gastronomia, Cristian Gonzalez. Ao mesmo tempo em que se avalia o aprendizado da turma, nas aulas e oficinas, os estudantes aperfeiçoam as técnicas de panificação, com o olhar voltado para o empreendedorismo. A estudante Itana Santos, 36, 2º ano, é uma as monitoras das oficinas de panetone e conta que vai começar a sua produção em casa para comercializar. “Este aprendizado é muito oportuno, porque estamos perto do Natal. Fizemos o panetone tradicional, que é o de frutas cristalinas, e, além do conhecimento que pudemos passar para os nossos colegas, contribuímos para incentivá-los a ganhar experiência para entrar no mercado do trabalho”, disse a aluna, uma das que ministraram a oficina.

Nesta terça-feira (4), além de uma oficina de panetone, os estudantes participaram de uma oficina de pizza, com a participação do técnico em Cozinha, formado pelo CEEP Empreende Bahia, Maurício Ricardo da Conceição dos Santos. Além de orientar os alunos sobre a produção de pizza, o hoje profissional na área da Gastronomia falou sobre a sua experiência no mundo do trabalho. “Foi muito gratificante e emocionante retornar à instituição que estudei para ministrar uma oficina de pizza para os alunos do curso de Panificação”. Ele disse, também, aos futuros colegas de profissão o significado da sua passagem pelo CEEP. “Contribuiu para aperfeiçoar os meus conhecimentos na área de Gastronomia, em especial em cozinha baiana e internacional, além de enriquecer o meu currículo, o que facilitou a entrada para o mundo do trabalho”, revelou.

 

Empreendedorismo – O professor Cristian Gonzalez falou sobre a importância de atividades como essa, que envolve teoria, prática e incentivo ao empreendedorismo. “A nossa proposta é compartilhar conhecimentos sobre o conteúdo da disciplina e falar de mercado de trabalho”, afirmou. A vice-diretora da instituição, Janete Lessa, reforçou o significado das oficinas. “É um espaço de aprofundamento dos conhecimentos adquiridos durante o semestre, associando a teoria à prática e incentivando os estudantes ao empreendedorismo, já que aqui é uma escola de Educação profissional e esses jovens buscam uma inserção no mercado”.

 

Receita do Panetone de frutas cristalizadas

 

Ingredientes:

 

Farinha de Trigo – 1 kg

Água –  400 ml

Gemas – 8 unidades

Manteiga – 200 g

Leite em pó – 20 g

Açúcar – 300 g

Essência de panetone – 5 ml

Essência de laranja – 5 ml

Sal refinado – 10 g

Fermento Bio Seco – 15 g

Frutas cristalizadas – 450 g

Passas – 250 g

Modo de preparo:

Preparar a esponja com 200 g da farinha de trigo, 200 g da água e todo o fermento. Deixar descansar por 30 minutos. Misturar a esponja a água, gema e essência. Adicione a esponja a farinha de trigo, açúcar, leite em pó, e sal. Colocar a manteiga quando não houver mais farinha de trigo seca. Sovar por 20 minutos. Coloque a mistura nas formas

Rendimento: aproximadamente cinco panetones de 500g

Fonte: Ascom

Fotos: Divulgação

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar