WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Estudantes são premiados por inovações e tecnologias apresentadas na 8ª Feciba

O terceiro e último dia da 8ª Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (Feciba), iniciada na terça-feira (10), no Centro Pan-Americano de Judô, em Lauro de Freitas, foi marcado pela premiação dos jovens cientistas da rede estadual de ensino por seus projetos de iniciação científica.
O evento também incluiu a premiação do ‘Professor Destaque’ e o prêmio especial ‘Menina Hoje, Cientista Amanhã’. Nesta edição foram apresentados 240 trabalhos, distribuídos em seis categorias, oriundos de 138 unidades escolares de 87 municípios baianos e 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs).
O chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado, Paulo Cézar Lisboa Cerqueira, que representou o secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, destacou a importância da feira para o estímulo à iniciação científica. “Esta feira é muito necessária, pois os estudantes começam a ter contato com a ideia do fazer Ciência. É muito importante que a gente possa levar para os alunos, cada vez mais, uma prática científica, porque isso facilitará a trajetória profissional deles, passando pelas universidades e cursos de pós-graduação”, destacou
Quem também ficou contente com o resultado da Feciba foi o estudante Diogo de Souza Regis, responsável pelo projeto ‘Utilização do fruto do Jatobá para a produção de bebida nutricional’, desenvolvido juntamente com a estudante Mariana Gomes, do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (Cetep), localizado em Barreiras. “É muito gratificante receber este importante prêmio e saber que a gente está cada vez mais ganhando espaço através de nossas pesquisas desenvolvidas na escola”, comemorou Diogo Regis.
Premiadas na categoria Ciências Exatas e Engenharia, com o projeto ‘Ontem, hoje e amanhã tem Matemática’, as estudantes Larissa Santos Arestildes e Maria Evelin Souza, 2º ano, do Colégio Estadual Professora Simone Neri, localizado em Inhambupe, festejam a participação na feira. “É a primeira vez que participo da Feciba e estou muito feliz por esta conquista”, afirmou Larissa Arestildes.
O evento também teve a presença do vice-reitor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Marcelo Ávila; do coordenador executivo de Projetos Estratégicos da Secretaria da Educação, Marcius de Almeida Gomes; da pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Nauzair Viana; da coordenadora do Programa Ciência na Escola da Secretaria da Educação, Shirley Costa.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação 
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar