WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
facilit adriana calcados camara vitoria da conquista
EducaçãoExpressão BahiaGeralPrefeituras

Vitória da Conquista: Prefeitura lança selo de excelência para incentivar transparência nas escolas municipais

O projeto irá premiar as escolas a partir das prestações de contas das escolas, com o dinheiro que está nos caixas

Gabriela Couto – Após a visita do Secretário de Transparência do município, Diego Gomes, a cidade de Cuiabá e conhecendo o Selo de Excelência, a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista decidiu implementar no município o Projeto Selo Escola Transparente. Apesar de ter tido a portaria lançada no mês de novembro, essa sexta-feira, 17, foi o dia do lançamento do projeto, no CEMAE, para os diretores das escolas para que eles conhecessem o que o Selo muda na forma de trabalho no dia-a-dia da educação da cidade.

Com a ideia vinda da Secretária de Transparência, o próximo passo foi um convênio com a Secretária de Educação, que aceitou projeto, que irá premiar as escolas a partir das prestações de contas das escolas, com o dinheiro que está nos caixas, como nos disse o Diego Gomes.

“Quando nós conhecemos a gente trouxe pra realidade nossa discussão, o que poderia melhorar e aprimorar e quando a gente apresentou o Prefeito, o Prefeito gostou da ideia junto com o Comandante Esmeraldino. A fase agora, é que até 31 de janeiro tem a prestação de contas dos colégios, dos caixas escolares. A partir do momento que presta conta, a gente vai começar a analisar essa prestação de conta a organização, a execução financeira, os prazos, e a execução in loco.”, disse.

Auditório do CEMAE recebe diretores para lançamento do Selo

Apesar do lançamento do Selo, as secretárias ainda não sabem como será feita a premiação, mas à já marcaram para o mês de junho, esse trabalho que pretende incentivar ainda mais o bom uso do recurso público, principalmente no município de Vitória da Conquista, considerado a cidade mais transparente da Bahia e a segunda do Nordeste. “Além de fomentar esse trabalho de lisura de integridade com recurso público, o que a gente quer mesmo é criar uma cultura de controle, quanto mais às contas estejam abertas mais a população pode acompanhar e tem mais fiscalização e ela amplia o trabalho do gestor público, porque ele vai ter uma consciência maior e melhor de utilizar o recurso.”, completou Diego.

Herzem Gusmão falando para diretores da SMED

Para contemplar as realidades diferentes, o selo será dividido em 3 categorias: creche, zona urbana e zona rural. O Prefeito Municipal, Herzem Gusmão aproveitou a oportunidade para parabenizar as equipes do seu governo, que trabalhando juntas, tem trazido boas ideias e resultados para o município.

“ Parabenizar o nosso secretário de Transparência e Controle, Diego, o comandante Coronel Esmeraldino, o Secretário de Educação que acolheu o projeto, pra que tenhamos transparência, eficiência.  Este selo é pra estimular a gestão, a eficiência, a maneira correta de aplicar os recursos e principalmente a transparência pra que a gente tenha todo cuidado com os recursos públicos. Eu tenho que agradecer a nossa equipe a eficiência dos nossos servidores. Eu tô muito feliz com os resultados.”.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar