WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
adriana calcados
Interesse Público

Residentes na área de saúde do sudoeste da Bahia paralisam atividades por causa de redução no valor da bolsa-salário

Residentes de áreas da saúde, como Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem, da região sudoeste da Bahia paralisaram as atividades profissionais por causa da redução no valor da bolsa-salário.

A adesão foi feita em seis cidades: Una, Bonito, Dom Basílio, Guanambi, Bom Jesus da Lapa e Mairi. Os residentes desenvolvem um processo formativo em Saúde da Família pelo Programa Estadual de Residência Multiprofissional.

Segundo os residentes, a redução da bolsa-salário aconteceu após o aumento da alíquota do INSS, sob a lei da Reforma da Previdência, que passou de 11% a 14%. Esse aumento teria gerado um prejuízo para os residentes.

Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que tem analisado cenários de correção no valor das bolsas de Residência em Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, parlamentares e entidades de classe.

O Ministério da Saúde reforçou a importância do trabalho dos residentes no SUS e disse que debate a melhor forma de adequar as solicitações da categoria.

Também por meio de nota, o Ministério da Educação disse que entende a importância do pleito dos residentes e disse trabalhar com as demais entidades pagadoras (Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) para a solução das demandas dos residentes.

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar