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Sentimento de frustração”, afirma deputado Waldenor sobre reunião que discutiu duplicação da BR 116 em Brasília

Deputados federais, vereadores e lideranças de representações de diferentes segmentos da sociedade de Vitória da Conquista estiveram presentes ontem numa reunião em Brasília para discutir a duplicação da BR 116 e outros investimentos para o trecho, que tem concessão administrada pela Via Bahia. A audiência contou com a participação do ministro da Infraestrutura do governo federal, Tarcísio Gomes, do diretor geral do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), general Santos Filho e de outras autoridades do governo federal.
A reunião foi motivada pelo movimento “Duplica Sudoeste” e por lideranças políticas regionais, que levaram reclamações de usuários das rodovias federais baianas, pelo fato da concessionária não executar boa parte das obras previstas de melhoria nos trechos, a exemplo da duplicação da BR 116 e da construção de viadutos no anel rodoviário de Vitória da Conquista, devido aos constantes acidentes e atropelamentos ocorridos no trecho.
O deputado federal Waldenor Pereira, que esteve presente na audiência juntamente com o vereador Fernando Vasconcelos, afirmou que se sentiu frustrado com o resultado final da reunião, porque o ministro, segundo o parlamentar, foi categórico no posicionamento de rompimento do contrato com a Via Bahia, que por mais de dez anos não vem cumprindo o acordado no contrato de concessão, mas no entanto não ofereceu uma alternativa rápida para solução dos problemas apresentados: “Saímos da reunião preocupados, porque trata-se de um investimento importante para a nossa região, especialmente para o município de Vitória da Conquista. Mas o ministro destacou a insuficiência de recursos e deixou muito claro que o investimento só será realizado através de uma nova licitação, obrigando-se a nova empresa concessionária a destinar recursos para a realização desta obra”, afirmou.
De acordo com o contrato de 25 anos assinado em 3 de setembro de 2009 com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a Via Bahia teria o controle das rodovias até 20 de outubro de 2034. Segundo o ministro Tarcísio Gomes, o contrato será rompido de forma amigável, caso a Via Bahia decida devolver a concessão ao governo federal, ou então através de medida judicial, de caducidade do contrato de concessão, tendo em vista o não cumprimento do acordado na assinatura.
Fonte: Ascom
Texto: Indhira Almeida
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