WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Conquista: Governo Municipal inicia distribuição de mudas de palma produzidas por participantes do programa Começar de Novo

Com ato simbólico realizado nesta segunda-feira (12), no campo de produção do projeto Palmas para Conquista – uma propriedade com área de 10 hectares situada na região de Quatis dos Fernandes, a pouco mais de 7 quilômetros dos bairros Campinhos e Simão –, o Governo Municipal apresentou parte dos resultados do programa Começar de Novo, uma iniciativa que envolve a Prefeitura de Vitória da Conquista, a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap-BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).

Na cerimônia, foram entregues 25 sacas da chamada “palma-miúda”, ou “doce”, a cada um dos três agricultores presentes: Ataíde Lopes, 46 anos, que produz na comunidade quilombola de Furadinho, na região do Iguá; Ubervan Ribeiro, 40, cuja propriedade está localizada na Goiabeira, próximo à Fazenda Santa Marta; e Renata Oliveira, 53, cuja produção se concentra na Chácara Guarani, na Lagoa das Flores.

As palmas foram cultivadas por 15 homens que cumprem pena em regime semiaberto, no Presídio Nilton Gonçalves. Eles fazem parte do grupo de 50 apenados que, por meio do programa Começar de Novo, trabalham em projetos ligados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), como o Palmas para Conquista e o Umbu Gigante, e em serviços vinculados à Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep), a exemplo da limpeza e manutenção de cemitérios e feiras livres da cidade.

Sheila enalteceu os resultados dos programas Começar de Novo e Palmas para Conquista

A cada três dias trabalhados, os sentenciados têm direito à redução de um dia na pena. Além disso, eles têm direito a uma remuneração e adquirem conhecimentos técnicos que poderão ser úteis quando estiverem novamente no mercado de trabalho, após o cumprimento da sentença.

Faltando oito meses para a conclusão da pena de 14 anos que cumpre no Presídio Nilton Gonçalves, Gilberto Rocha, 46 anos, agradeceu aos organizadores do programa pela oportunidade que teve, junto aos companheiros de prisão – que também se tornaram colegas de trabalho. “Além de estar no meio do campo, trabalhando e sentindo outro ar, a gente tem um benefício e muda a nossa mentalidade para crescer cada vez melhor”, afirmou Gilberto.

Além da oportunidade de se dedicar à agricultura, trabalhando de segunda a sexta, das 8h às 17h, o programa Começar de Novo também lhe possibilitou a obtenção de um emprego numa empresa de higienização e limpeza. Gilberto deve começar no novo trabalho assim que a documentação estiver devidamente organizada.

Assim como ele, mais de dez apenados também já foram encaminhados para empregos na iniciativa privada. “O projeto abriu as portas não só para mim, mas para todos os companheiros”, reconheceu Gilberto.

Mudas serão multiplicadas  

Iniciado em 2018, o projeto Palmas para Conquista já distribuiu mais de 1,5 milhão de mudas de palma, beneficiando cerca de 280 famílias de agricultores. Com isso, o Governo Municipal viabilizou novas fontes de alimentação para os rebanhos bovino, caprino e ovino do município – sobretudo em períodos de seca prolongada.
“Tenho certeza de que essas mudas serão multiplicadas nos campos de vocês”, disse a prefeita Sheila Lemos aos produtores que receberam as raquetes de palma.

Sheila se referiu a essas plantas como uma reserva alternativa para suprir a alimentação dos rebanhos, principalmente por estarmos às vésperas da chegada dos efeitos do fenômeno El Niño. “Nós precisamos nos antecipar e nos organizar para passar por isso. É necessário produzir e armazenar alimentos”, recomendou a prefeita.

Foi esse o objetivo do agricultor Ataíde Lopes, um dos três que receberam as palmas produzidas pelos apenados. “Vou plantar e fazer mais mudas para que a gente possa distribuir também na comunidade, para ajudar a alimentar os animais. Nós precisamos de uma fonte de alimento, e o que a gente tem, lá, é a palma”, contou o agricultor, cuja propriedade está situada numa região de caatinga e mata-de-cipó.

“Fazendo o bem”

A secretária municipal de Governo, Geanne Oliveira, destacou a contribuição do programa para os produtores locais: “Com muita alegria, a gente celebra este momento que representa e marca o auge de um programa que começa em 2018, que fez uma entrega de mudas em 2019 e, neste momento, a gente repete essa entrega para o fortalecimento da agricultura familiar no município”, afirmou Geanne. “Este é um projeto avançado, pioneiro e reconhecido na Bahia”.

O trabalho de ressocialização dos apenados também foi destacado pela prefeita Sheila Lemos. “Nós ficamos muito felizes por trabalhar junto com o sistema penitenciário, porque nós acreditamos nas pessoas. Este projeto tem o nosso carinho e o nosso cuidado”, observou a gestora. “Quando você faz o bem, o universo dá um jeito de retribuir”, disse ainda a prefeita.

O diretor-adjunto do Presídio Nilton Gonçalves, Joir Sala, seguiu na mesma lógica: “É uma brilhante parceria que realmente recupera, ressocializa e educa”.

Sheila homenageia o agricultor Jailton Fernandes, que cedeu o terreno onde são produzidas as mudas do Palmas para Conquista

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar