WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
adriana calcados
Interesse Público

UniFTC participa de projeto de combate ao Coronavírus

Estudantes do internato de Medicina da UniFTC integram uma força-tarefa criada por diversas instituições de ensino e pesquisa com o intuito de minimizar os impactos do Novo Coronavírus (COVID-19) na Bahia. Trata-se do Disque Coronavírus 155, que tem como proposta criar uma central, via web e telefone, para atuar nas orientações à população e triagem de casos suspeitos.

A iniciativa é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a UniFTC e outras instituições públicas e privadas do estado. Estudantes que estão na fase de internato, supervisionados por médicos, podem ser contatados, gratuitamente, pelo número 155, para auxiliar a população.

“Tentando antever a sobrecarga de uso dos serviços de saúde pública, tentou-se utilizar de conhecimentos da telemedicina para coordenar ações de informação à sociedade no que diz respeito a orientações concretas sobre quando o usuário deve procurar o serviço de saúde em caso de contato com pessoas infectadas ou pessoas que apresentam sintomas”, explica o médico e professor Aquiles Camelier, representante da UniFTC na iniciativa.

Com essa justificativa, a ação deve reduzir o deslocamento desnecessário de pessoas que suspeitam estar com Coronavírus para unidades de atendimento de saúde, diminuindo assim a possibilidade de contaminação comunitária. Apenas os casos mais graves serão encaminhados para receber atendimento presencial. Estão previstos 1.440 atendimentos por dia, por meio de ligações gratuitas e mensagens por aplicativo.

“A UniFTC abraçou a ideia e terá uma participação significativa”, destacou Camelier, que é coordenador do pilar de Clínica Médica do curso de Medicina do Centro Universitário.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar