WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Diretor da VIABAHIA discute duplicação da BR116 com lideranças políticas em Vitória da Conquista

Por Gabriela Almeida  –  Na manhã desta sexta-feira (17), o presidente da VIABAHIA, José Bartolomeu, se reuniu com empresários, políticos, representantes da OAB e sindicatos, no auditório do Cemae para discutir a duplicação da BR-116 na região Sudoeste. Durante a reunião, impulsionada pelo movimento Duplica sudoeste, o presidente da concessionária defendeu o reequilíbrio do contrato com financeiro com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

De acordo com José Bartolomeu, existe a possibilidade das obras serem iniciadas neste segundo semestre, mas depende do fechamento de termos contratuais. A revisão contratual prevê a liberação de R$ 7 bilhões para serem investidos em obras de melhoria viária.

O Deputado Estadual José Raimundo Fontes, que esteve presente na reunião compondo a mesa, defendeu o reequilíbrio contratual proposto pela VIABAHIA, e se colocou à disposição para dialogar com autoridades e buscar um consenso para a sua viabilização. “A duplicação da BR116, tem o contrato e tem a licitação. Então esse é um problema que tem que ser resolvido entre a VIABAHIA e a União”.

O Deputado pontuou ainda que a VIABAHIA é fundamental para alavancar os custos de produção e o desenvolvimento da economia. “É importante que a gente vá a Brasília articular com o nosso governador. O momento do Brasil é outro, nos últimos quatro anos os projetos estruturais estavam estagnados. O presidente já comunicou que vai recompor a estrutura brasileira e o nordeste é o polo dinâmico do desenvolvimento nacional”.

José Maria Caires, que esteve representando o movimento Duplica sudoeste disse que todas as reivindicações e cobranças feitas pelo movimento Duplica Sudoeste são justas e coerentes. Salientou a importância desta reunião para além da questão comercial, a questão humanitária. “O senhor (José Bartolomeu) não está aqui por um acaso, o senhor está aqui por uma causa. Eu diria que uma causa muito justa, não só do aspecto econômico, mas do aspecto humanitário, muitas vidas foram ceifadas, muitas famílias foram destroçadas. E a VIABAHIA estando aqui o nosso intensão, o nosso desejo é que essas correções sejam resolvidas”, pontuou José Maria.

O prefeito de Belo Campo e presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), José Henrique Silva Tigre (Quinho), cobrou celeridade da VIABAHIA para início das obras de duplicação da BR-116. “Isso é inaceitável o que eles estão fazendo com a Bahia e com os baianos. Se fosse em Portugal, possivelmente, a VIABAHIA receberia uma multa bilionária. Estão há 13 anos enganando aqueles que trafegam pela BR116”, afirmou.

Quinho pontuou ainda essa duplicação é um compromisso não só do seu mandato como prefeito, mas também como presidente da UPB. “Tenha a certeza que nós vamos trabalhar muito para que o contrato seja efetivamente realizado ou rompido. Não há problema nenhum em felicitar. Os órgão públicos de controle estão aí com a maior tranquilidade possível pra dar toda a condição de o Governo Federal fazer um novo leilão. Faz um novo leilão e coloca uma empresa responsável. Porque a VIABAHIA é irresponsável. Não é aceitável que uma cidade do tamanho de vitória da Conquista não tenha uma passarela, um viaduto. A VIABAHIA tem que ter responsabilidade.

Compuseram a mesa José Bartolomeu, presidente da VIABAHIA; José Henrique Silva Tigre (Quinho), presidente da UPB; Hermínio Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores; José Maria Caires, representando o movimento Duplica Sudoeste; José Raimundo Fontes, deputado estadual; Cauto Freitas, gerente executivo da TV Sudoeste e Antônio Cabral filho, presidente da Ainvic. A reunião contou ainda com a presença de prefeitos da região, empresários de vários setores da economia conquistense, sindicalistas e da imprensa.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar