WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
GeralVitória da Conquista

Centro de Triagem de Animais Silvestres é referência no estado e reconhecido em nível internacional

Ligado à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Vitória da Conquista atua desde o ano 2000, no recebimento e recuperação de animais silvestres apreendidos pela fiscalização ambiental ou entregues de forma voluntária e também na sua destinação ao habitat natural. Todo esse trabalho trouxe um reconhecimento nacional e internacional para o Cetas.

Somente entre os meses de janeiro e setembro deste ano, o serviço acolheu 3.350 animais. Destes, 83.88% retornaram à natureza. Situado no Parque Municipal da Serra do Periperi, o centro identifica e aloja os animais nos recintos adequados para cada espécie. Eles também recebem alimentação e cuidados médicos-veterinários necessários. A recuperação desses animais é monitorada e avaliada por uma equipe de profissionais formada por médicos-veterinários, biólogos e pessoal de apoio. Quando estão completamente reabilitados, em regra, são devolvidos à natureza em propriedades habilitadas para receber esses animais. No momento da soltura, é avaliado o ambiente adequado para cada espécie.

Essa atuação do Cetas de Vitória da Conquista chama a atenção da imprensa local, estadual, nacional e internacional. As ações e cuidados com os animais silvestres já foram divulgadas em diversos programas televisivos, a exemplo do Bahia Rural, da TV Bahia, o Programa do Gugu, da Record TV, em uma reportagem especial sobre o tráfico de animais silvestres, além do telejornal Bom dia Brasil e o Globo Rural, ambos da TV Globo.

Outros destaques do Cetas são as aparições no canal internacional Animal Planet e no documentário “E agora? O Tráfico de Animais Silvestres no Brasil”, lançado em 2017, com direção de Humberto Bassanelli. Nacionalmente, também é referência na transferência de informações entre outros centros de triagem e pelos trabalhos de soltura de animais, como o projeto que soltou um papagaio Amazona aestiva (papagaio-verdadeiro), no município de Tremedal-Ba, em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de São Paulo.

Um exemplo desse trabalho aconteceu no último dia 30, quando a equipe do Cetas realizou a soltura de 200 aves, além de três cobras e um saruê, traficados da Bahia e que estavam aos cuidados do centro de triagem existente no estado de São Paulo. O veterinário do Cetas, Aderbal Azevedo, explicou que o período de estadia desses animais no Cetas foi curto, mas que todos os cuidados necessários foram tomados durante a reabilitação para devolvê-los em segurança.

A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, destacou que, em virtude do tráfico, os animais recepcionados no Cetas passam por situações de sofrimento extremo e muitos chegam tão debilitados que acabam morrendo. “Infelizmente ainda é muito comum pessoas que caçam animais, principalmente aves, para a venda e também por esporte, o que é crime ambiental e inadmissível em pleno século XXI”, declarou.

Ana Cláudia também afirmou que “todos os animais, desde uma onça a um simples lagartinho, têm importância imensa na biodiversidade, assim toda vida vale a pena e a gente faz todo esforço para cuidar desses animais”, completou.

A população pode ajudar no combate ao tráfico animais silvestres fazendo denúncias para o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), pelo telefone (77) 3423-134. Também podem entrar em contato com o Cetas, caso tenha informação de um bichinho que precisa ser resgatado ou queira entregar um animal no centro. Lembrando que quem faz a entrega de forma voluntária fica isento de qualquer penalidade legal. O telefone do Cetas é (77) 3423-2247.

Fonte: PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar