WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Reunião com representantes da Amvagra discute novos rumos do HGVC

Por Celso Rios 

Na manhã desta segunda-feira, 18, foi realizada uma reunião na sede da Associação dos Municípios das Regiões do Rio do Antônio e Rio Gavião (Amvagra). A iniciativa foi uma ação conjunta também da Associação dos Municípios da Microregião Sudoeste (AMIRES) e dos consórcios.

A mesa foi composta por Marilene Ferraz, diretora do Hospital Geral de Vitória da Conquista, o prefeito de Barra do Choça e vice-presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Oberdan Rocha, a secretária de saúde de Vitória da Conquista, Márcia Viviane e o vice-presidente da Amvagra e prefeito de Caculé, Beto Maradona o prefeito de Bom Jesus da Serra Welton Andrade representando Cisudoeste. O evento contou com secretários de saúde e prefeitos de vários municípios da região sudoeste .

O principal problema enfrentado pelo HGVC em Vitória da Conquista tem sido a sobrecarga do número de pacientes e que segundo a diretora tem prejudicado no bom andamento das atividades da unidade.

“Muitos casos que chegam ao hospital muitas vezes nem eram para ter chegado até a  unidade. Estamos adequando o HGVC para atender seu perfil que é o hospital de trauma. Discutimos a questão da atenção básica, como eles estão se organizando e o que podem fazer para desafogar está demanda que chega até Vitória da Conquista. Uma das nossas maiores dificuldades têm sido a superlotação e já estamos implantando o acolhimento com classificação de risco. Começaremos a partir deste mês a triagem médica , o enfermeiro , médico e técnico estarão atuando no acolhimento para atender as demandas que não são do hospital e os médicos para atender a demanda interna (emergência )”, explicou a diretora do HGVC.

Ainda de acordo com Leninha, o HGVC está estruturando a Unidade de Pacientes Críticos (UPC), que deve começar a funcionar a partir de fevereiro. A Secretaria de Saúde do Estado já disponibilizou inclusive os respiradores para estruturação da unidade.

“Nossa prioridade é diminuir os índices de controle de infecções hospitalares, diminuindo o número de pacientes nos corredores do Hospital de Base. Nós já estruturamos a nossa emergência através da iniciativa do próprio hospital e pedimos para o secretário de saúde para que sejam retomadas as obras de ampliação do setor de urgência que foram paralisadas, visando com isso o melhor acolhimento e atendimento aos pacientes.

Outra expectativa diz respeito à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) prevista para ser inaugurado em março e que deve desafogar os setores de emergência do município viabilizando assistência de qualidade principalmente no socorro da instituição.

Para a secretária de saúde municipal o encontro discutiu entre os representantes do município a importância de uma força conjunta para ajudar o hospital a cumprir seu papel, no que diz respeito á emergência.

“O HGVC é um dos maiores prestadores de serviços principalmente na urgência e emergência para toda região sudoeste. Hoje a direção da unidade apresentou os novos serviços que foram implementados, bem como o perfil no atendimento. O grande problema do HGVC são os casos de pacientes não regulares, daí essa preocupação de comunicação com prefeitos e secretários de toda a região. O hospital busca este ano junto com o município estar aliando a assistência, principalmente a de urgência e emergência. Estamos na expectativa da Unidade de Pronto Atendimento que vai ser muito útil para o atendimento dessa população”, salientou Márcia Viviane.

A UPA está sendo estrategicamente montada junto do setor de atendimento do hospital para desafogar a unidade hospitalar dando maior rotatividade para o hospital atender realmente o seu perfil de paciente.

Para o prefeito de Caculé e vice-presidente da Amvagra, Beto Maradona, a reunião teve grande importância para que os administradores de vários municípios tenham ciência da situação do HGVC e saibam o que foi implantado na unidade.

“Num momento como esse de crise em todos os setores do governo, a gente tem que mostrar união e força. Eu entendo que com essa participação, acima de tudo, a aproximação do governo através da Secretaria de Saúde nós possamos diminuir as dificuldades das pessoas que procuram os hospitais, não só aqui em Vitória da Conquista, mas em outras unidades como o Hospital Regional de Guanambi, frisou Beto Maradona”.

Confira fotos:

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar