WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Interesse Público

Piripá: Secretaria de Saúde fala sobre paciente que morreu com quadro suspeito de Covid-19

A Secretaria de Saúde de Piripá, através do Hospital Municipal Maria Pereira Barbosa e da Vigilância Epidemiológica, publicou, em suas redes sociais, uma nota de esclarecimento para informar à população  da cidade, que, na última sexta-feira, 12, às 21h00, houve o falecimento de um paciente com o quadro suspeito de COVID-19.
segundo a nota, o paciente deu entrada no pronto socorro com rebaixamento do nível de consciência, hipotensão, hiperglicemia e dessaturação, sendo realizados todos os suportes adequados de oxigênio e suporte hemodinâmico, bem como toda assistência médica necessária. Ao longo do dia, o paciente evoluiu com melhora substancial, mantendo níveis pressóricos adequados e recobrando a consciência. Após última avaliação foi identificada parada cardiorrespiratória, evoluindo para óbito de causa indeterminada.
Devido à evolução súbita desfavorável do seu quadro e o contexto nacional e local da pandemia pelo COVID-19, foi levantada a suspeita diagnóstica de infecção por Coronavírus. Visto que o paciente necessitou de suporte de oxigênio durante a internação e manteve com dificuldade respiratória durante o período.
Foi coletado material para investigação de COVID-19, através do exame RT-PCR, e posteriormente encaminhado para o LACEN, laboratório Central de referência, onde no momento aguarda resultado.
A família foi orientada sobre a necessidade do cumprimento das normas técnicas a fim de reduzir possível contágio, bem como a conduta com relação ao manejo do corpo no contexto de PACIENTES CONFIRMADOS/SUSPEITOS por COVID19, seguindo o protocolo do MINISTÉRIO DA SAUDE BRASÍLIA/DF – VERSÃO 1 PUBLICADA EM 25/03/2020.
Em casos que a COVID-19 não tenha sido confirmada por exame laboratorial, MAS HOUVER SUSPEITA DIAGNÓSTICA, o médico deverá solicitar/coletar Swab de Naso e Orofaringe, conforme Nota Técnica COE Nº08 de 22/03/2020. OS VELÓRIOS E FUNERAIS DE PACIENTES CONFIRMADOS/SUSPEITOS DA COVID-19 NÃO SÃO RECOMENDADOS, devido à aglomeração de pessoas em ambientes fechados. Nesse caso, o risco de transmissão também está associado ao contato entre familiares e amigos.
No momento, os contatos domiciliares estão com indicação de isolamento domiciliar até resultado do exame RT-PCR, sendo ofertado pela equipe de Saúde todo apoio assistencial e psicológico necessário.
Mais uma vez, a Secretaria Municipal de Saúde reafirma o compromisso de manter toda a população informada, agindo com transparência, prezando sempre pela responsabilidade e ética ao tratar de um assunto tão delicado como este. Todas as medidas para evitar que o vírus se alastre no município vêm sendo adotadas. No entanto, é importante que a população continue respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde no combate ao novo coronavírus.
Neste momento de dor, nos solidarizamos com a situação dos familiares e amigos e colocamos à disposição para eventuais esclarecimentos.
Fonte: Ascom
Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar