WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Bahia recebe 30 mil doses de vacina pentavalente; quantidade é insuficiente para estado, diz Sesab

A Bahia recebeu 30 mil doses da vacina pentavalente, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria do influenza tipo B. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), as doses não são suficientes para a demanda.

A vacina na rede pública tem como público alvo bebês, que devem tomar três doses, aos 2, 4 e 6 meses de vida. Desde setembro que a vacina estava em falta no estado.

A Sesab detalhou que a demanda ideal seria manter um estoque de 198 mil doses para a vacina, para que sejam garantidas três ampolas por sala de vacina durante 22 dias do mês.

Em setembro, quando o abastecimento da imunização ficou comprometido, a secretaria informou que 120 crianças aguardariam as vacinas em outubro.

Ainda de acordo com a Sesab, as doses recebidas foram de um estoque estratégico do Ministério da Saúde, e que aguarda novas remessas da vacina, mas ainda não há informação de quando devem chegar.

G1 questionou à secretaria como será feita a distribuição das imunizações, mas ainda não obteve resposta.

Desabastecimento

Reabastecimento das vacinas pentavalente deve ser regularizado no Brasil em novembro — Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Reabastecimento das vacinas pentavalente deve ser regularizado no Brasil em novembro — Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

A reposição dos estoques da vacina foram solicitadas à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), mas não há disponibilidade imediata da pentavalente no mundo, segundo o Ministério da Saúde.

O ministério informou ainda que a compra de 6,6 milhões de doses chegou de forma escalonada no país em agosto, por isso a previsão é que o abastecimento volte à normalidade em novembro.

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar