WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Governador da Bahia e Prefeito de Salvador lamentam morte de Martha Rocha

Baiana que tinha 87 anos e a foi a primeira Miss Brasil, em 1954, morreu em Niterói neste final de semana

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), e o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), lamentaram, neste domingo (5), a morte de Martha Rocha, primeira Miss Brasil. A baiana tinha 87 anos e morreu, no sábado (4), em Niterói (RJ), onde morava.

No Twitter, Rui Costa escreveu que foi um domingo de notícias tristes, se referindo às mortes de Martha Rocha, das vítimas de um acidente de barco na Bahia, e do deputado federal Assis Carvalho, presidente do PT no Piauí.

“Dona da ‘lenda das duas polegadas’, a primeira Miss Brasil provou ao mundo que baianos e baianas não precisam se encaixar nos padrões para brilhar”, disse Rui Costa sobre Martha.

O prefeito de Salvador, ACM Neto, divulgou uma nota lamentando a morte da ex-Miss Brasil. “Crescemos ouvindo a história dessa ilustre baiana, símbolo de uma terra que passou a atrair os olhares do turismo mundial. Assim como Jorge Amado, João Gilberto e Dorival Caymmi, Martha Rocha foi muito importante na construção do imaginário baiano”, disse ACM Neto.

O prefeito ainda falou que Martha Rocha, ao ser eleita a primeira Miss Brasil, ajudou a projetar a Bahia internacionalmente. “Quero transmitir aos familiares de Marta Rocha a imensa gratidão que Salvador tem por ela, pela sua elegância e pelo que representou para a projeção internacional de nossa terra. Que Deus dê força a todos os seus parentes e amigos “.

O corpo da baiana nascida em Salvador foi enterrado neste domingo (5), no Cemitério no Santíssimo Sacramento, segundo confirmou ao G1 um dos três filhos, Álvaro Piano. A causa da morte, segundo o filho, foi insuficiência respiratória seguida de infarto.

Maria Martha Hacker Rocha foi eleita a primeira Miss Brasil em junho de 1954, em um concurso no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana do RJ. Na época, Martha dizia ter 18 anos, mas o filho confirmou à TV Globo que, na verdade, ela tinha 21 e queria parecer mais nova.

Lenda das ‘duas polegadas’

No concurso de Miss Universo, no mesmo ano, ficou em segundo lugar, atrás da norte-americana Miriam Stevenson. Na época, o que se disse foi que ela só perdeu o título por “duas polegadas” na largura do quadril, fato que ela mesmo nunca confirmou.

“Não foi por duas polegadas, não… Mas vamos deixar como se fosse”, disse em uma entrevista.

Martha Rocha teve dois filhos com o banqueiro português Álvaro Piano, que morreu em um desastre de avião. Aos 23 anos, de volta ao Brasil, se casou com Ronaldo Xavier de Lima e teve outra filha, a artista plástica Claudia Xavier de Lima.

Em 1995, teria perdido todo seu dinheiro para o cunhado. Em 2019, ela postou em uma rede social: “Em 1995, com a fuga de Jorge Piano com todo o meu dinheiro, superei meus problemas com suporte de meus dois filhos, duas amigas e o meu trabalho honrado, vendendo os quadros pintados por mim, e ganhando cachê para divulgar o concurso Miss Brasil.”

Também pelas redes sociais, Martha disse que, por questões financeiras, estava vivendo num lar de idosos em Volta Redonda, no Sul Fluminense.

Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre em Niterói, no RJ — Foto: Reprodução

Martha Rocha, 1ª Miss Brasil, morre em Niterói, no RJ — Foto: Reprodução

Fonte: G1 Bahia

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar