WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
adriana calcados
EducaçãoGeralInteresse Público

Secretárias de Educação de Planalto e Tremedal avaliam os rumos do ano letivo de 2020

A edição No 673 do Jornal do Sudoeste trouxe como destaque uma reportagem especial intitulada “O ano letivo está perdido para o novo Coronavírus?’’ onde trouxe opiniões, experiências e constatações de secretários de educação de diversos municípios da região acerca do assunto. Com a pandemia, causada pelo Novo Coronavírus, as aulas foram suspensas, desde março deste ano, a fim de conter o avanço do vírus em todo o País. A matéria afirma que “o uso da tecnologia tem sido importante para estimular os alunos durante o período de isolamento, mas não pode ser usado para substituir as aulas. A prioridade, no entendimento de especialistas, desde o início, deve (deveria) ser a de manter os alunos engajados em atividades educativas, mas sem que haja a preocupação em substituir a aulas comuns e em cumprir o currículo”. Nesta matéria, o Jornal do

Sudoeste ouviu a secretária de Educação de Tremedal, Giselly Mary Silva Melo Oliveira. Ela explicou que as aulas no município foram suspensas desde o último dia 17 de março deste ano e que desde então, a equipe da Secretaria de Educação tem trabalhado em busca de maneiras de aproximar os nossos alunos e manter o ensino-aprendizagem, mesmo em distanciamento social. “Inicialmente, criamos um Plano de Contingência Emergencial, onde cada Unidade Escolar elaborou atividades relacionadas ao socioemocional, sendo estas, disponibilizadas através das redes sociais e, principalmente, através do aplicativo de whatsApp. Contudo, como sabemos que há uma desigualdade latente quando se trata de acesso às redes sociais, onde parte das famílias não possuem o sinal de internet, nem as ferramentas para o acesso da mesma, reavaliamos essas atividades e, decidimos que a segunda etapa seria com o uso de atividades impressas, focadas nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e o uso do livro didático. Para os alunos sem acesso as redes sociais, foram disponibilizados os contatos dos professores e coordenadores, para que o aluno possa contatar em caso de dúvidas. A entrega de todo esse material aconteceu juntamente com e segunda entrega do kit de Alimentação Escolar, obedecendo todos os protocolos de higiene e cuidados. Sabemos que não tem sido fácil lidar com o cotidiano de isolamento social e junto a isso, a execução das atividades de trabalho. Mas estamos firmes!! Seguiremos todos juntos (mesmo distantes), na melhoria e evolução da Educação de Tremedal”.

A secretária de Educação de Planalto, Adriana Vieira Brito Macedo, disse que ainda é cedo para pensar na perda do ano letivo 2020. “A medida provisória Nº 934 dispensou escolas de cumprirem o mínimo de 200 dias letivos, que nos permitirá um replanejamento do calendário letivo adequando a carga horária de 800 h/ano no momento do retorno.  Claro, o ano letivo de 2020 passará por ajustes; o currículo será enxuto. É improvável, por exemplo, que os alunos tenham contato com tudo o que foi planejado na BNCC. Será uma preparação de retorno minunciosamente planejado, para isso teremos muitas adequações de utilizações de dias e de quantidades de aulas por dia de acordo com a realidade do nosso município. Nosso município está disponibilizando aos nossos estudantes da rede municipal uma plataforma digital no qual contempla semanalmente orientações de estudo por modalidades de ensino separadamente. Sabemos que muitos alunos infelizmente não tem condições ao acesso e pra isso, estamos disponibilizando material impresso em caso de solicitação das famílias diretamente com a escola de seu filho (a),(sempre obedecendo os protocolos de segurança na hora de entrega).  Continuamos em busca de novas estratégias para que possamos continuar aprimorando este contato vivo e ativo do vínculo entre escola (pessoas) com nossos alunos”.

*Extraído do Jornal do Sudoeste

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar