WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesEntretenimento

Sudoeste: 12ª edição da Mostra Cinema Conquista acontece em novembro

Será realizada entre os dias 19 a 24 de novembro a 12ª edição da Mostra Cinema Conquista – Um olhar para o novo cinema. Estabelecido, ao longo dos anos, como um dos mais importantes eventos do gênero no nordeste do país, a Mostra é, por excelência, um espaço de experimentação cinematográfica que democratiza o acesso à produção nacional e o debate sobre os mais diversos temas do cinema e do audiovisual.

O evento, que teve sua última edição em 2015, é um espaço privilegiado para a discussão dos temas e manifestações importantes do cinema brasileiro. A Mostra mantém uma curadoria sempre voltada para trazer um panorama interessante da produção cinematográfica brasileira que, apesar das suas adversidades e desafios, se mantém diversa e rica.

Para Esmon Primo, coordenador geral da Mostra Cinema Conquista, “É sempre importante dar continuidade a tudo aquilo que você faz, ainda mais quando é um evento cultural. Perder a continuidade resulta numa série de prejuízos, como o distanciamento do público, que acaba se desatualizando, por causa da produção muito grande que o nosso cinema está atualmente”, afirma.

Durante a programação, serão exibidos mais de 45 filmes, entre longas, médias e curtas metragens, além da realização de debates, conferências, oficinas e homenagens. Nesta edição, as exibições serão realizadas na Praça Guadalajara (Praça da Normal), no Espaço Comunitário Seu Rosa, localizada no bairro Nova Cidade, e nas tendas itinerantes que percorrerão escolas municipais em diversos distritos da cidade.

“Este é um ponto muito prestigiado pela Mostra, pois são raros os eventos deste porte que prezam pelo acesso da periferia e comunidades carentes, ainda mais se tratando de cinema nacional. Há muito tempo a Mostra realiza a sua programação em vários tipos de espaços, mas por conta dos recursos, que diminuíram, não foi possível na última edição. Em 2017, estamos retornando com a Mostra no formato que ela sempre gostou de fazer”, conta o coordenador.

A Mostra Cinema Conquista homenageia o cineasta baiano Tuna Espinheira, pela sua inestimável contribuição com trabalhos deixados ao longo dos seus 44 anos dedicados ao cinema. Nascido em Salvador, Espinheira passou parte de sua infância e início da adolescência na cidade de Poções e faleceu em 2015. Sua vida e obra serão retratadas por meio de uma exposição, assinada pelos artistas Vinícius Gil (Purki) e Carlos Rizério.

Mostra Cinema Conquista – Ano 12 é uma realização do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz/BA), Secretaria de Cultura (Secult/BA), Fundo de Cultura e Instituto Mandacaru de Inclusão Sociocultural. Conta com o apoio financeiro da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e apoio institucional da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Curso de Cinema e Audiovisual da Uesb, Programa Janela Indiscreta, Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (IRDEB) e Diretoria de Audiovisual, da Fundação Cultural da Bahia (DIMAS/FUNCEB). O evento tem ainda o apoio cultural do Canal Brasil, TVE Bahia, TV Sudoeste, Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (SURTE) e Schin.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar