WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesGeral

Conquista: Vida e modos da burguesia são destaque no CineClube J.Murilo

Por Gabriela Couto

Mais uma semana de discussões no CineClube J. Murilo, com a mostra “Realidades Sociopolíticas do Século XX”, na terça-feira, 29 de fevereiro, o filme “Vícios privados, virtudes públicas”, do diretor Milkós Janscó trouxe para o público a oportunidade de debater como a vida burguesa impacta nas nossas vidas, desde o começo, até hoje.  O comentário foi feito pela ativista Gisberta.

A estudante de cinema Géssica Emanuele esteve pela primeira vez no CineClube e falou um pouco sobre suas impressões da sessão “Achei maravilhoso, a escolha dos filmes, pena não ter assistido os outros, mas agora eu vou acompanhar até o final. Eu achei uma discussão muito atual, vocês trouxerem filmes que dialogam muito com nosso tema, e que abordam o momento que a gente está vivendo de inquietude política.”, afirmou.

A jornalista Lucinéia Oliveira, também era estreante na sessão e ficou bastante impressionada com a metodologia do CineClube, “muito interessante a minha primeira sessão no CineClube. A conversa no final é formidável, vale muito a pena estar aqui, vale mais a pena a gente assistir e depois conversar e ver como cada um pode sentir o filme, sentir a película, é impressionante como dentro de uma temática você consegue trazer tantas grandes temáticas, falar de política, de cultura.”, completou

Já na quinta, dia 01 de março, com comentários do historiador Afonso Silvestre, foi a vez do longa “O discreto charme da burguesia”, do diretor Luis Buñuel.  Mais um filme que mostrou para o público a vida burguesa, suas fragilidades e nuaces.

Erika Camargo, estudante de jornalismo, “Eu gostei muito porque é uma experiência de resistência fazer esse tipo de produção para levar cultura aqui em Conquista.”, disse após ter assistido a sessão do CineClube da quinta.

Nesta semana, em um novo ciclo de filmes do Cineclube J. Murilo, serão exibidos os filmes “A guerra acabou”, direção de Alain Resnais e “Dogville” direção de Las Von Trier. O primeiro filme mostra momentos trágicos da Guerra Civil Espanhola e também as repercussões dessas ações pós-guerra. O segundo mostra as vísceras do caráter humano mostrando como em tempos de crise as pessoas lançam mão do fascismo em nome da sobrevivência. A mostra acontece todas as terças e quintas, sempre às 19h na sala J. Murilo da Praça CEU.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. E apoio cultural da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Fotos: Jade Silvestre e Afonso Silvestre

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar