WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
BahiaDestaquesVitória da Conquista

Vitória da Conquista: Prefeitura apresenta Projeto Pólo Têxtil nesta quinta-feira (17)

Na tarde desta quinta-feira (17), Vitória da Conquista avançou rumo ao seu desenvolvimento econômico. A Prefeitura de Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, fez a apresentação pública do Projeto do Polo Têxtil. Foram apresentados detalhes da infraestrutura, benefícios econômicos e sociais, e o cronograma previsto para a implantação do Pólo Têxtil. O evento lotou o auditório Lúcia Dórea (Cemae).

Para o presidente da Câmara de vereadores, Hermínio Oliveira, a expectativa em torno do projeto do Polo Têxtil são altas, a previsão é que inicialmente sejam gerados 8 mil empregos diretos, além dos empregos indiretos. Uma vez que serão movimentadas várias áreas do setor econômico.

Hermínio Oliveira, presidente da Câmara de Vitória da Conquista.

Marcos Ferreira, secretário municipal de desenvolvimento econômico, pontuou que esse é um marco histórico para Vitória da Conquista. “Vou fazer aqui uma comparação, e não tenho a menor pretensão, um momento como este é semelhante a 35, 40 anos atrás, quando a cafeicultura se instalou em nossa região. Não temos essa pretensão, mas se for assim, se der os mesmos bens constitucionais, comerciais e políticos, estaremos satisfeitos e com um enorme sentimento de dever cumprido”, disse o secretário.

Marcos Ferreira, secretário municipal de desenvolvimento econômico.

O representante do Governo Estadual, José Carlos dos Santos Oliveira, ressaltou a importância do projeto para o fortalecimento econômico do estado. “Concordo inteiramente que nós devemos avançar no polo Têxtil. Precisamos dissolver os negócios da Bahia em sua diversidade. Fortalecer, diversificar e trazer sustentabilidade”, pontuou.

representante do Governo Estadual, José Carlos dos Santos Oliveira.

A prefeita Sheila Lemos, pontuou que trata-se de um projeto audacioso, um projeto que a região sudoeste merece e vem aguardando há muitos anos. “É uma parceria do Governo Federal e do Governo da Bahia. É preciso unir forças para que esse Pólo Têxtil revolucione o sudoeste da Bahia. Que é uma região que deseja ter um polo atrativo para o desenvolvimento, identificando que somos um polo têxtil e que a feira da moda ficará em Vitória da Conquista, a comercialização ficará em Vitória da Conquista, mas as indústrias vão ser colocadas em todas as cidades do sudoeste baiano”, disse a prefeita.

Sheila Lemos, prefeita de Vitória da Conquista.

Segundo Sheila, a perspectiva é de iniciar a construção até dezembro. A pedra fundamental até dezembro de 2023. E a construção e a geração de empregos é para daqui a um ano mais ou menos, explicou. De acordo com a prefeita, há um envolvimento e entusiasmo de todos que estão envolvidos com o projeto. “Todos os prefeitos e secretarias que participaram desse projeto, todos os municípios do Sudoeste baiano e até mesmo do oeste da Bahia que vêm participando e estão animados com esse projeto”. E completou: “Não é um sonho só de vitória da Conquista, é um sonho do sudoeste baiano. É um momento importante para o sudoeste baiano, é um momento importante para a Bahia”.

O empreendimento será construído numa área localizada entre os quilômetros 829 e 831 da BR-116, às margens da rodovia federal. O custo para viabilização do empreendimento previsto no projeto é superior a R$ 374,5 milhões. O evento contou com a presença de empreendedores e investidores ligados ao setor têxtil, autoridades públicas municipais e estaduais, sociedade civil e representantes da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Federação das Indústrias do Estado da Bahia participaram do evento. 

Estiveram presentes Lígia Santos – gerente de Comunicação e Marketing da Associação Brasileira da Indústria têxtil e de Confecção (Abit); Paulo César Oliveira, presidente do Sicoob Crediconquista; Marcos Haiala, secretário de Agricultura, Abastecimento e Empreendedorismo de Bom Jesus da Lapa; Elânio Machado, representante da Cooperativa Agroindustrial do Recôncavo Baiano (Cooarb); o representante da Federação das Indústrias da Bahia (FIEB) e conselheiro da FIEB e Presidente do Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem do Estado da Bahia, Antônio Gomes Martins; Reapresentado o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos; a prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos Andrade; o presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira; o secretário de desenvolvimento econômico, Marcos Ferreira; Representado o Governo da Bahia e o secretário de desenvolvimento econômico, José Carlos dos Santos; 1º vice-presidente da Casa, Subtenente Muniz (Avante); o 2º vice-presidente, Adinilson Pereira (MDB); o 1º secretário, Ricardo Babão (PCdoB); o 2º secretário, Nelson de Vivi (UB); Delegado Marcus Vinícius (PODE); Edivaldo Ferreira Jr (PTB); Dinho dos Campinhos (PP); Chico Estrella (AGIR) e Ivan Cordeiro (PTB).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar