WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Barra do Choça: evento marca mês de prevenção ao câncer de mama

As funcionárias do Hospital Municipal de Barra do Choça participaram de dois dias de encontro nos dias 21 e 22 de Outubro, na Comunidade Fazenda Vida e Esperança – COTEFAVE, para conscientização sobre o #OutubroRosa, mês destinado à prevenção do câncer de mama.
Durante os dois dias, o psicólogo Edgard Felipe palestrou sobre temas como cuidado preventivo, fatores de risco, acolhida solidária e formas de auxiliar mulheres com câncer de mama. E, ao final do segundo encontro, fez uma homenagem a elas.
Houve ainda os depoimentos de Iracema Almeida Tanajura e Veralúcia Alves dos Santos, mulheres que venceram o câncer de mama e falaram aos presentes sobre suas experiências.
“Temos que nos cuidar pois quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. Sou a prova viva, estou aqui, seis anos após a cirurgia. São momentos difíceis, mas é preciso ter fé”, contou Iracema.
A secretária de Saúde, Leila Paula Fonseca, pontuou: “Só podemos cuidar do outro quando cuidamos de nós. O Outubro Rosa não deve ser o único mês de cuidados, mas o de maior alerta. Mulher, procure sua médica, se informe.”
Para o câncer de mama existe o fator genético que é um dos principais responsáveis pelo aparecimento da doença. Na família de Iracema não existem casos do câncer de mama, já na família de Leila três tias e duas primas maternas já foram acometidas pela doença.
“Quando descoberto no início, o índice de cura é de até 95%, por isso, meninas, mulheres, se cuidem, se percebam!”, finalizou a secretária.
O cantor e compositor Eusébio Oliveira, presente no segundo dia com música e poesia, somou para o momento de conscientização.
Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar