WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Barra do Choça: Prefeitura realiza oficina de Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma (TCIP)

A prefeitura Municipal de Barra do Choça iniciou na manhã da última sexta-feira (26), na Fazenda Cotefave, a oficina de Tecnologia do Cultivo Intensivo da Palma (TCIP), com um dos maiores nomes da área, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna.

A TCIP é um método de plantio que foi criado pelo próprio Suassuna na década de 90, quando pesquisava sobre o plantio da palma forrageira e percebeu que a rentabilidade era maior em relação aos cultivos tradicionais.

O evento que contou a presença do prefeito Oberdan Rocha e do vice-prefeito Naelton Freitas, além de produtores rurais de diversas localidades, foi realizado por meio da parceria da secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semagri) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

9

O padre Edilberto Amorim, da Fazenda Cotefave, iniciou a palestra e pediu a Deus que abençoasse esse dia de muito conhecimento que foi dada por Paulo, bem como externou seus agradecimentos pela presença de todos ali.

Paulo Suassuna começou a palestra com ensinamentos teóricos sobre o cultivo e as qualidades nutritivas da palma, tanto para os animais quanto para o ser humano.

Pela tarde, o fez com os produtores uma aula prática com uma área da própria fazenda, com as mudas selecionadas que foram doadas pelo produtor do município Fidélis Fernandes. Além disso, tirou dúvidas sobre o cultivo.

Suassuna frisou sobre sua felicidade em poder estar na Cotefave:

“É um prazer estar aqui em Barra do Choça e apresentar essa tecnologia que criamos em 1994 que resulta em uma produtividade que pode chegar a 12 vezes a mais em relação ao método tradicional, isso aumenta bem a produtividade do agricultor. Agora, o produtor vai poder otimizar sua produção e expandir sua palma com esse novo método”, falou o especialista.

Com um método de ensino acessível e com muito humor, Suassuna não falou apenas da palma, mas orientou aos agricultores das necessidades nutricionais dos animais que são comuns em serem criados nas fazendas (galinhas, porcos, vacas) e, a partir disso, como ele poderá incrementar a alma na alimentação desses animais.

O prefeito Oberdan Rocha prestigiou a palestra e destacou sua felicidade em participar de momentos como esse:

“Iremos incentivar o plantio da Palma em nossa região e além de oferecer esse curso importante para os produtores, disponibilizaremos um kit para o plantio da Palma. Dessa forma conseguiremos alavancar a produção de Palma no nosso município”, destacou o prefeito.

Crésio Lima, secretário da Semagri, pontuou no início de sua fala a gratidão em poder proporcionar esse momento para os produtores. Ele também agradeceu a equipe que se esforçou ao máximo para que tudo ocorresse como o planejado.

Outras parcerias estavam presentes, dentre elas: Geoplant, Cooperativa Mista dos Pequenos Cafeicultores de Barra do Choça e Região (Cooperbac), Banco do Nordeste e a Parceria Agrícola, que ajudaram de forma direta ou indiretamente para que o evento fosse mais produtivo.

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar