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Conquista: divulgado balanço de atendimento no FIB pela Prefeitura

Atenta ao fluxo de pessoas que esteve no Festival de Inverno Bahia (FIB), durante o fim de semana, a Prefeitura de Vitória da Conquista ofereceu diversos serviços ao público e à mobilidade urbana.

No Parque de Exposição Teopompo de Almeida, ações preventivas e atendimento médico foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde. No posto médico, montado ao lado do palco principal, foram 110 atendimentos médicos e de enfermagem. Além disso, duas ambulâncias do Samu 192 ficaram à disposição do público.

A Vigilância Sanitária esteve presente desde o dia 16 de agosto, realizando ações de orientação, capacitação dos expositores e compatibilização do espaço da realização do evento, em parceria com a organização do FIB. “Foram realizadas ações preventivas criteriosas e uma belíssima campanha antitabagismo também foi feita para um público aproximado de 16 mil pessoas por dia”, declarou a Diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

Além de ter executado ação educativa sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a equipe do Centro de Atenção e Apoio à Vida (Caav) distribuiu de forma gratuita 12 mil preservativos e três mil unidades de gel lubrificante.

A coordenação de Saúde Mental também realizou o trabalho de conscientização com o público, passando orientações sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e o risco na mistura de substâncias psicoativas com outros tipos de drogas. Cerca de 90 pessoas fizeram o Teste para Identificação de Problemas Relacionados ao Uso de Álcool (Audit). Por meio de um aplicativo, as pessoas respondem perguntas objetivas sobre o uso de bebida alcoólica e, a partir do resultado, recebem orientações da coordenação.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) também esteve no FIB. Foram distribuídos 1.500 panfletos sobre trabalho infantil, além de outras informações como os contatos dos Conselhos Tutelares. A equipe explanou ainda sobre os serviços de proteção e a integração do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que atendem crianças e adolescentes com os direitos violados.

Mobilidade Urbana – Nos três dias de festival, a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) mobilizou 78 agentes municipais e sete viaturas para garantir tranquilidade no tráfego da cidade em vias específicas, de modo a conter problemas e orientar os motoristas sobre as interdições e alterações no trânsito. Dez procedimentos foram solicitados por meio do telefone.

Para segurança e comodidade do usuário do transporte público, a Semob disponibilizou cinco ônibus por dia, além de 120 táxis aproximadamente.

Fonte: Ascom

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