WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaInteresse Público

Técnicos da SMDR participam de oficina sobre captura de abelhas, visando a implantação de meliponário municipal

Na manhã desta terça-feira (25), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) promoveu para os técnicos do órgão uma oficina sobre produção de iscas para captura de abelhas sem ferrão. O objetivo do curso foi capacitar os participantes para a implantação do meliponário municipal, ou seja, um local de coleção de colmeias desse tipo de abelhas.

Com a implantação do meliponário, a SMDR pretende produzir espécimes para serem distribuídos aos pequenos agricultores de Vitória da Conquista. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Luís Paulo Souza, explicou que, em parceria com a UESB, através de um termo de cooperação técnica, serão ministrados treinamentos para os agricultores beneficiados pelo programa.

O curso foi ministrado pela coordenadora do setor de meliponicultura da UESB, Generosa Souza. Doutora em Ciências Agrárias e pesquisadora da área de polinização, Generosa destacou a importância da iniciativa. “As abelhas não estão encontrando tantas árvores para fazer seus ninhos e quando montamos as iscas elas vão escolher esse ambiente. Depois, elas vão ser transferidas para as caixas onde serão criadas de forma ecológica, ou seja, sem agredir a natureza”, detalhou.

A técnica da SMDR, Nilma Dias, foi uma das participantes da oficina. Segundo ela, além da produção de mel e própolis gerar renda extra para os agricultores, contribuirá para maior polinização e preservação ambiental.

Fonte: Secom PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar