WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Expressão BahiaGeral

Barra do Choça: Conselho Tutelar realiza treinamento para conselheiros

Na manhã desta quarta-feira (09), o Conselho Tutelar de Barra do Choça realizou um treinamento para os conselheiros sobre os sistemas de informação infância e adolescência. O evento contou com uma palestra sobre a segurança, cuidados e formas de prevenção que os profissionais devem tomar perante a eventuais situações de risco a crianças e adolescentes.

“O registro das informações no sistema feito pelos conselheiros tutelares servem para, a partir do entendimento de violação de direitos da criança e do adolescente, se tomar as devidas providências. Se foi registrado que um determinado serviço de saúde foi negado, por exemplo, isso é um direito violado, então cabe ali uma ação do poder público responsável” acrescentou Juliana Amorim, conselheira responsável pelo treinamento.

Um sistema de Informação voltado à infância e ao adolescente é um grande aliado para garantir o direito à saúde de forma generalizada.

“Se foi concluído, diante dos registros, que o índice de gravidez entre adolescentes aumentou em determinado município, conclui-se que a secretaria tem que agir por lá, incluindo essa informação no Plano Plurianual (PPA) do próximo ano. Se os índices de violência infantil no município cresceram, cabe à saúde definir quais serão os caminhos para diminuir esses números. Então, por isso a importância do sistema, pois, através dele, é possível se ter um diagnóstico do poder público nas diversas áreas, e saber onde e como atuar na melhoria das mesmas”, disse Andréia Damasceno, assistente administrativa do Conselho Tutelar.

A iniciativa visa a proteção e resguardo dos direitos das crianças e adolescentes protegidos pelo ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente).

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar