WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camaravc
facilit adriana calcados
Entretenimento

Especial Páscoa: 3 receitas de bacalhau para todos os tipos de chefs de cozinha

Como manda a tradição, Sexta Feira Santa é dia de Bacalhau. O peixe, trazido da Noruega para o Brasil pela Família Real Portuguesa, em 1808, caiu nas graças do brasileiro e é muito consumido nesta época do ano. E se você vai receber convidados para celebrar a Páscoa e quer servir um delicioso Bacalhau, preste atenção nas receitas a seguir. E não importa se você é iniciante, intermediário ou quase um participante do MasterChef, aqui tem para todos os níveis de cozinheiros.

“Pra quem não tem muita prática na cozinha, o ideal é escolher uma receita que não exija muitos processos diferentes durante o preparo. Se numa mesma receita é preciso empanar, fritar, assar, entre outras técnicas, é melhor não se arriscar. O nosso Bacalhau à Portuguesa pode ser uma boa forma de se aventurar na cozinha, pois é bem simples de preparar”, aconselha o chef de cozinha do Rancho Português, Evangelista Rodrigues Alves.

Bacalhau à Portuguesa do Rancho Português (Foto: Divulgação)
Bacalhau à Portuguesa do Rancho Português (Foto: Divulgação)

Chef iniciante: BACALHAU À PORTUGUESA

Ingredientes
800 g bacalhau em posta
200g batata
150 ml de azeite
50 g de alho laminado
100 g de brócolis
40g de azeitona portuguesa
3 fatias de pimentão coloridos
10g de salsa
2 ovos cozidos
4 cebolas pequena inteira
1 Litro e meio água
Sal a gosto

Modo de preparo
Em uma panela coloque 1 litro e meio de água, a posta de bacalhau, adicione 20g sal, 20ml de azeite, adicione as batatas, cebola e deixe cozinhar por 8 minutos. Depois acrescente os brócolis e deixe por mais 1 minuto. Retire o bacalhau e coloque em uma travessa junto com as batatas, cebola e o brócolis.

Em uma frigideira coloque 130ml de azeite, adicione o alho laminado, puxe até que fique dourado, após dourar despeja esse azeite com alho em cima do bacalhau e das batatas. Coloque as azeitonas e os pimentões coloridos, salsa e os dois ovos cozidos inteiros.

Serve 2 pessoas

Bacalhau a Zé do Pipo (Foto: Divulgação)
Bacalhau à Zé do Pipo do Rancho Português (Foto: Divulgação)

Chef intermediário: BACALHAU À ZÉ DO PIPO

Ingredientes
800g de lombo de bacalhau salgado
200g de batata inglesa
30g de maionese
20g de queijo parmesão ralado
2 unidades de dentes de alho frito
8 unidades azeitonas portuguesa
100g de pimentão colorido em tiras
2 ovos cozidos
30g de salsinha
Azeite a gosto

Modo de Preparo
Dessalgue o bacalhau por 3 a 4 dias, trocando a água de 4 em 4 horas. Após dessalgar, cozinhe o bacalhau por 20 minutos. Depois leve ao forno a 220ºC, regado com azeite, até ficar bem dourado (aprox. 30 min). Com as batatas, faça um purê. Em uma travessa, coloque o bacalhau já assado e adicione a maionese por cima da posta. Ao redor da travessa, arrume o purê de batata. Por fim, adicione o queijo parmesão ralado em cima de tudo e leve ao forno para gratinar por 10 minutos. Em uma frigideira, frite o alho no azeite. Finalize com o alho frito, o pimentão, as azeitonas, os ovos cozidos e a salsinha.

Bacalhau da Chef Luciana - Rancho Português RJ (Foto: Divulgação)
Bacalhau da Chef Luciana do Rancho Português (Foto: Divulgação)

MasterChef: BACALHAU DA CHEF LUCIANA

Ingredientes
800g de bacalhau em posta
20 g de amêndoas trituradas
1 tomate
100g de cebola (à juliene)
200g batata laminada
200g espinafre
50g de amêndoas laminadas (já assada)
1L de azeite
15g de alho picado
20ml de molho de tomate
10ml de vinho branco
3 ovos inteiro
50ml de leite

Modo de preparo
Em um recipiente adicione os 3 ovos e o leite e mexa por 1 minuto. Adicione sal a gosto. Coloque a posta de bacalhau dentro do leite batido com ovos e empane nas amêndoas trituradas. Em uma panela, coloque 850ml de azeite e deixe no fogo por 3min. Quando o azeite estiver em 180graus, coloque o bacalhau para fritar por 2 min e, sempre virando, deixe fritar. Retire do recipiente e coloque em uma forma junto com as batatas laminadas e leve ao forno a 180 graus por 15 minutos.

Em uma frigideira, coloque 100ml de azeite e frite as cebolas por 2 minutos sempre mexendo. Em outra frigideira, coloque 25ml de azeite, 7g de alho picado, puxe por 30 segundos – não deixe dourar muito – e acrescente o espinafre. Deixe por mais 1 minuto e meio. Em outra frigideira, coloque 25ml de azeite, 8g de alho picado e doure por 30 segundos. Coloque o tomate sem pele e sem sementes cortados em 4 partes. Deixe por 1 minuto. Flambe com vinho branco.

Retire o bacalhau do forno. Em uma travessa, faça 1 camada com as batatas, coloque o espinafre em cima das batatas, logo após adicione o bacalhau por cima do espinafre. Ao lado do bacalhau coloque os tomates, a cebola e em cima do bacalhau acrescente as amêndoas laminadas.

Serve 3 porções.

Fonte:

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar