WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
DestaquesVitória da Conquista

Representantes da sociedade civil tomam posse no Conselho Municipal de Cultura

Em cerimônia realizada na Casa Memorial Régis Pacheco, na noite dessa segunda-feira (2), foram empossados os dez representantes da sociedade civil (cinco titulares, cinco suplentes) que foram eleitos durante a Conferência Municipal de Cultura, no dia 11 de setembro, e vão compor a gestão do Conselho Municipal de Cultura no biênio 2023-2025.

Um a um, os novos conselheiros titulares e suplentes se apresentaram e assinaram a ata referente a processo eleitoral ocorrido no primeiro dia da Conferência Municipal de Cultura, lida pelo ex-secretário do Conselho, Marley Vital. Ainda serão indicados seis nomes que fazem parte do Governo Municipal, sendo três titulares e três suplentes, e outros quatro, por parte da Câmara de Vereadores – dois titulares e dois suplentes.

Assim que todas as indicações forem oficializadas, serão 20 conselheiros, divididos em dez titulares e dez suplentes, contemplando a sociedade civil e os poderes Executivo e Legislativo.

Alecxandre Magno, Marley Vital, Xangai e Jeremias Macário

Aprendizado, experiência e diálogo

Entre os que integraram a gestão anterior, houve o consenso de que o Conselho atuou dentro de suas possibilidades – inclusive, na realização da recente Conferência Municipal de Cultura. “Demos nossa contribuição. Tivemos erros, sim. Acertamos em algumas coisas, erramos em outras. Mas o nosso esforço não foi inválido. E nós continuamos fazendo a nossa cultura”, afirmou o ex-presidente do órgão, Jeremias Macário, que se colocou à disposição dos sucessores para o processo de transição.

Os componentes da mesa também fizeram referência ao que consideraram uma experiência enriquecedora, do ponto de vista do amadurecimento que a atuação no Conselho proporcionou a quem compôs a gestão. “Foi muito proveitosa a atuação do Conselho anterior. De coração, devo agradecer a todos pela atuação, pelo empenho, pelo trabalho que vocês fizeram com carinho e responsabilidade”, disse Xangai, secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

“É uma grande oportunidade de aprendizagem participar de um conselho, representando a sociedade civil”, observou Marley. “O mais importante, num conselho, é o diálogo”, acrescentou ainda o coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Magno.

Prioridades

Outra avaliação feita por vários participantes da cerimônia de posse foi a importância de que a nova gestão se debruce sobre a criação de um Plano Municipal de Cultura – por muitos, considerada urgente – e intensifique as discussões sobre editais de fomento e as leis Paulo Gustavo e Aldyr Blanc.

“Fizemos uma conferência. Acho que o foco, agora, é que essa conferência dê um resultado. E o resultado principal é que saia o Plano Municipal de Cultura. E que ele se torne lei aprovada pelo Poder Legislativo”, defendeu Jeremias Macário.

A disposição para pôr em prática essa prioridade, e ainda outras demandas, foi manifestada pelos novos conselheiros. “Estamos com essa expectativa de juntar todo mundo, de agrupar, para que tenha quórum nas reuniões, que haja participação e as decisões sejam, de fato, democráticas. Além da construção de todo um cenário da cultura conquistense que diz respeito ao patrimônio, aos equipamentos que estão desativados, à valorização dos trabalhadores da cultura”, observou a conselheira titular Mickelle Xavier, que é pedagoga, gestora da Biblioteca Comunitária do Miro Cario e recém-eleita, no domingo (1º), para a nova composição do Conselho Tutelar de Vitória da Conquista.

Reconhecimento

Outro membro titular, o artista plástico indígena Vando Oliveira, pretende atuar para que artistas descendentes de povos originários locais, como ele, tenham mais reconhecimento no cenário artístico. “Meu interesse é representar uma classe de artistas que não é visível à sociedade conquistense”, explicou Vando.

Vando Oliveira

“Eu, artista indígena, descendente dos mongoiós paneleiros daqui do Planalto da Conquista, a minha obra não é visível, como a de muitos outros que têm nas comunidades quilombolas e nas periferias. Então, minha sede é justamente gritar o nome desses artistas para que eles também venham participar e mostrar as suas obras, que são importantes para a memória de Conquista”, contou o artista, que cresceu na comunidade quilombola de Ribeirão dos Paneleiros, na região do distrito de José Gonçalves, e mistura influências das ancestralidades africana e indígena em suas esculturas.

Mickelle Xavier

Confira a nova composição do Conselho Municipal de Cultura, que vai atuar entre 2023 e 2025:

Eixo 1 – Artes Plásticas e Visuais, Audiovisual (gráfica, gravura, artesanato, fotografia e exposição)

Titular: Gilvandro Gonçalves de Oliveira/ Suplente: Bartira Oliveira

Eixo 2 – Música

Titular: Alex Alves Reis / Suplente: João Omar de Carvalho Melo

Eixo 3 – Artes Cênicas (cinema, teatro, circo, ópera, mímica e dança)

Titular: Lívia Cerqueira Ribeiro / Suplente: Mateus Oliveira Amaral

Eixo 4 – Literatura, Livro, Leitura e Biblioteca

Titular: Mickelle Xavier Santos / Suplente: Paulo Henrique Cardoso Medrado

Eixo 5 – Patrimônio Cultural Material (patrimônio histórico) e Imaterial (culturas populares)

Titular: Robson Rocha Porto / Suplente: Diane Vieira de Jesus.

Fonte: PMVC

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar