WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Curso de Direito da Faculdade Guanambi recebe nota máxima em avaliação do MEC

Avaliação feita pelo Ministério da Educação ao curso de Direito da FG, que pela terceira vez consecutiva recebeu conceito 5, foi ratificada pela OAB, o que coloca o curso entre os melhores do Brasil. Numa escala de vai de 1 a 5, o curso recebeu nota 5, ficando no ranking dos melhores do país. A avaliação foi realizada em função da renovação do reconhecimento do curso, que desde a sua autorização, em 2006, e posterior reconhecimento, em 2011, recebeu conceito 5.

A avaliação feita pelo MEC foi ratificada pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fez criteriosa averiguação ao consultar os dados publicados no relatório do MEC, convidando a coordenação do curso para a sustentação oral das informações publicadas. O parecer favorável da OAB foi aprovado por unanimidade e sem restrições.

Profa. Cátia Guimarães, coordenadora de Direito na FG

“Recebemos o resultado positivo da avaliação com muita maturidade. O corpo docente e a direção da instituição não pouparam esforços para que a nota do curso fosse de excelência. Os professores receberam a notícia com alegria, porém com a responsabilidade de manter este conceito”, afirma a professora Cátia Guimarães, coordenadora do curso.

De acordo com o parecer técnico dos avaliadores, a FG configura-se como uma instituição consolidada e o curso de Direito demonstrou solidez e preocupação com o futuro dos egressos, pois a matriz curricular está especialmente voltada para a atuação do advogado no mercado de trabalho, alinhando o curso com as tendências nacionais, o que é refletido nos expressivos índices de aprovação no Exame da OAB e em concursos públicos.

Segundo a professora Cátia Guimarães, a nota máxima reflete uma política de fortalecimento do curso que vem sendo implantada desde sua criação, como a qualificação docente, a criação dos grupos de pesquisa em Direito, a criação da Revista de Direito e o Mestrado Interinstitucional (Minter) em parceria com a Universidade Estácio de Sá (Unesa).

“O conceito 5 do MEC e sua ratificação pela OAB sinalizam o trabalho sério e contínuo que a instituição vem desenvolvendo ao longo de sua história, primando sempre pela qualidade, em seu mais amplo sentido”, destaca o professor Bruno Miola, que veio de São Paulo para integrar o corpo docente do colegiado de Direito.

Direito conceito 5Para o professor Raphael Almeida, coordenador adjunto do curso, o conceito estabelecido pelo MEC vem comprovar a seriedade, o compromisso e a qualidade do ensino que a FG vem estabelecendo desde o seu início. “O aluno formado em Direito pela Faculdade Guanambi terá em seu currículo a informação de que se formou numa Faculdade muito bem avaliada por uma das instituições de maior credibilidade do país”, ressalta.

O resultado da avaliação do MEC também repercutiu junto aos alunos. A discente Fernanda Xará, do 9º semestre, comemorou o conceito 5. Segundo Fernanda, um curso bem avaliado por instituições como OAB e MEC, contribui decisivamente para quem almeja uma carreira profissional de sucesso. “Ter no currículo a formação em uma instituição com tamanha credibilidade, abre portas em qualquer área que o bacharel em Direito vai atuar, seja no exercício da advocacia, ou em quaisquer outras áreas”, disse.

Mestrado em Direito UNESA/FG – O primeiro Mestrado em Direito do interior do Nordeste é resultado de uma parceria entre a Faculdade Guanambi e o Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade Estácio de Sá.  Trata-se do Mestrado Interinstitucional (Minter), cujo objetivo é permitir a utilização da competência de programas de pós-graduação aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para viabilizar a formação de mestres fora dos centros mais consolidados de ensino e pesquisa do país.

A formação da primeira turma do Mestrado em Direito marcou o início de uma nova etapa de consolidação da FG como uma das referências no ensino superior na região Nordeste do país. Como desdobramento desta inciativa pioneira, consolidou-se a Revista de Direito da Faculdade Guanambi, que tem como objetivo difundir o conhecimento jurídico e consubstanciar o curso de Direito da instituição na região do semiárido, através de seu caráter crítico e interdisciplinar do Direito. O lançamento da Revista está previsto para o dia 05 de novembro deste ano e vai reunir produções de renomados juristas do Brasil e de docentes da FG.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar