WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Sudoeste: Confira como foi a 4ª Cavalgada da Liberdade em Caraíbas

Por Expressão Bahia

No último final de semana, na cidade Caraíbas, foi realizada a 4ª edição da Cavalgada da Liberdade. O evento fez parte da programação em homenagem a Santo Antonio, padroeiro do município.

De acordo com o prefeito Luis Carlos Sousa Patez (PT) mais de 700 cavaleiros estiveram presentes aos festejos em comemoração ao padroeiro.

“Apesar de todas as dificuldades que passam atualmente os municípios baianos e o Brasil conseguimos realizar esse festejo que é tradicional. Tinham muitos amigos pedindo pra desmarcar a festa, mas graças a Deus e com o apoio do amigo Onildo Barbosa, que trouxe pra ‘aboiar’, Zito Alves, a Câmara de Vereadores, a vice-prefeita Luzia e os secretários Marcio Patez e Renatinho estamos realizando mais uma edição. A cavalgada é uma cultura viva de nossa terra e com todo esforço a festa está bonita com a presença de Rege de Anagé e também desse ícone da cultura nordestina que é Alcymar Monteiro”, disse o gestor municipal.

Além dessas atrações estiveram presentes, os grupos Forrozão Tradição do Nordeste, Banda Chamego da Bahia, Forrozão da Arapuca e Galego Aboiador. Uma das atrações da festividade, Onildo Barbosa falou sobre a tradição da cavalgada e de poder estar presente dentre os convidados.

“Falar dessa cavalgada é falar da nossa história. É traduzir a vida do sertanejo nascido nas barrancas do sertão, que aboia , acorda com o cantar do galo e vê o sol nascer e anoitecer, nisso que essa festividade se espelha. É uma implantação da cultura que virou tradição e eu parabenizo a todos que promovem o evento. Hoje, a cavalgada virou moda em todo Brasil e é um enriquecimento de nossa cultura e valorização dos populares”, disse Onildo.

Para os cavaleiros presentes, uma oportunidade de rever amigos, contar boas histórias e fortalecer as tradições. É o que fizeram os cavaleiros Edson Araújo, Silvio Alves e Antonio Silveira Lima.

“Esse evento é bom demais, participo desde o período em que se iniciou. Gosto de cavalgada e não perco uma, seja aqui ou em Anagé”, declarou Edson Araújo, de 56 anos. Quem também afirmou sua paixão pela festividade foi o cavaleiro Silvio Alves. “A Cavalgada daqui do município de Caraibas e de nosso prefeito não tem outra melhor está de parabéns”, afirmou Silvio. Reforçando o pensamento dos colegas, Antonio agradeceu ao prefeito pela realização do evento. “Agradeço por tudo que ele tem feito por nossa cidade e por esse evento. Luisinho é uma pessoa popular que sempre nos ajuda e respeita a todos. Afinal, reconhece que está na prefeitura por conta do povo que o elegeu”, salientou Antonio.

Para o aboiador e poeta Zilto Alves, o evento ajuda a firmar cada vez mais a cultura que faz parte de todo território baiano e nordestino.

“A cavalgada com certeza tem que continuar, a festa representa nosso povo da zona rural, mas também atrai o pessoal da cidade. Venho ao evento já faz dois anos e a cada ano fica melhor. Vamos prosseguindo com a nossa cultura popular e legítima do vaqueiro”, frisou Zilto.

Para Osmar Silveira, dono da fazenda onde ficaram concentrados os cavaleiros é uma grande satisfação estar sempre fazendo parte dessa grande festa.

“Estou muito feliz! Está é minha quarta cavalgada e contando mais uma vez com esse cidadão ilustre que é nosso prefeito. Há 38 anos que moro nessa residência juntamente com minha família. Esperamos que outras edições possam vir a acontecer”, finalizou Osmar.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar