WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
camara vc cmvc
Geral

Conquista: Projeto “Todos pela Paz” é lançado no município

Desenvolver a consciência crítica e reflexiva a respeito da Cultura de Paz no convívio socioescolar. É com esse objetivo que foi lançado na última terça-feira (28), na Escola Municipal Mozart Tanajura, o projeto “Todos por uma Escola de Paz”, que vai beneficiar todas as turmas da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), presentes em 34 escolas das zonas urbana e rural do município.

“A Educação é o elo maior para a construção da Cultura de Paz, que é fundamental, sobretudo, no ambiente em que jovens e adultos estão tendo a oportunidade de aprender, levando eles como aprendizado, uma reflexão crítica, para suas vidas pessoais e profissionais. Por isso e diante dos depoimentos dos diretores, resolvemos ter essa iniciativa, que é uma construção com vários saberes e que vai fortalecer, sim, o resultado em segurança ao final”, comentou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia.

Do ponto de vista pedagógico, o “Todos por uma Escola de Paz” deve proporcionar resultados positivos no processo de aprendizagem dos alunos da EJA. Os professores vão desenvolver, em sala de aula, estratégias didático-pedagógicas de acordo com as áreas de conhecimento (Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza) para trabalhar o tema.

“Pedagogicamente falando, o objetivo é fazer com que os alunos percebam, conscientizem-se da necessidade de construir uma cultura de não violência, afastando-se de tudo que vá de encontro a paz, para que foquem na escola, nos estudos”, enfatizou a coordenadora pedagógica da Rede Municipal, Tânia Novais.

A Mozart Tanajura conta com seis turmas de EJA, onde são atendidos mais de 100 alunos. Para o diretor, Roberto Amaral, a iniciativa vem somar às ações já realizadas na unidade. “A escola já vinha fazendo ações como esta e havíamos verificado uma melhoria nas relações. Acredito que, com o projeto, a tendência é que tenhamos avanços ainda maiores”, ressaltou.

O projeto prevê ainda a realização de um Ciclo de Palestras, com entidades e outras iniciativas parceiras, como o Trançando Africanidades, e um concurso, no qual, os alunos vão se expressar sobre o tema, por meio da música, artes visuais e gêneros textuais.

O “Todos por uma Escola de Paz” atende a Lei nº 13.663, de 2018, que alterou o artigo 12 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e incluiu a promoção de medidas de conscientização, prevenção e combate a todos os tipos de violência e a promoção da cultura de paz nos estabelecimentos de ensino.

De acordo com o diretor da Mozart Tanajura, projeto vem somar às iniciativas já desenvolvidas pela escola

Fonte: Ascom

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar