WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
coopmac exposicao conquistacamara vc cmvc
Interesse Público

Câmara homenageou as quase duas décadas do Programa Vivendo a Terceira Idade

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista recebeu nesta quarta-feira (18) uma Sessão Especial em comemoração aos 18 anos de existência do Programa Vivendo a 3ª idade. Dentre os participantes que compuseram a mesa estavam a secretária de Desenvolvimento Social Katia Silene, os vereadores Luciano Gomes (PR) e Ricardo Babão (PSL), o presidente da Câmara Gilzete Moreira, Ivone Novaes gerente do Programa Vivendo a Terceira Idade, Dolores Tanajura representante do SESC e Semiramis Silva Lacerda representante dos idosos.

Ao falar da iniciativa, Ivone Novaes se disse emocionada pelos rumos que o projeto tem alcançado.

“Esse é um momento de festa, eu fico muito feliz. Acho que sou suspeita de falar do programa já que estou há de 17 anos a frente dele. Começamos com apenas dois grupos de convivência e hoje já somamos dez. Estamos crescendo e percebo a melhoria no atendimento e na qualidade de vida dessas pessoas”, analisou a gerente.

Segundo Ivone o projeto registra a presença de idosos de vários bairros de Vitória da Conquista e que tem como ponto de encontro o Centro de Convivência do Idoso. O local tem sido onde os participantes trabalham bastante a questão da cidadania e respeito melhorando sua autoestima e a qualidade de vida.

“Tem idosos que estão lá desde a implantação do Centro, senhores e senhoras na faixa etária de 80 e 90 anos que ainda são ativos e participativos. Hoje contamos com 480 idosos e o programa é aberto a comunidade podendo mais pessoas fazerem parte do grupo”, finalizou Ivone.

Para muitos, a exemplo de Semiramis, o projeto funciona basicamente como uma segunda casa desses cidadãos. Aula de artesanato, reciclagem, núcleo de contadores de histórias, grupo de teatro e coral são algumas das atividades possibilitadas para os idosos.

“Lá esquecemos nossos problemas, tristezas, fazemos novas amizades e compartilhamos experiências. Podemos escolher entre as várias atividades ofertadas, optando pelas que mais se adaptem as nossas habilidades. Isso nos dá animo para enfrentar a velhice com otimismo, alegria, respeito e dignidade”, declarou a representante dos idosos.

A implantação deste serviço foi iniciada por volta 1997, nesta época ainda não se tinha nenhuma política pública no município que garantisse o direito dessa classe. Foi para atender essa necessidade que se criou o Centro de Convivência dos Idosos, hoje proporcionando qualidade de vida e lazer para todos que ali habitam diariamente.

“A implantação deste aparelho nos encorajou e continua nos dando força para estar lutando pelos direitos de todos da terceira idade aqui no município”, salientou a secretaria do Desenvolvimento Social Kátia Silene.

Autor da sessão solene, o vereador Luciano Gomes, ressaltou a necessidade de sempre se estar atento aos anseios dessa classe.

“Esse programa é uma feliz iniciativa de nosso prefeito e hoje completa a sua maioridade. Nós da Câmara Municipal não podíamos deixar de homenagear essa ação que tanto contribui com os idosos. Hoje nosso grande desejo é que o estatuto seja cumprido na integra. A prefeitura dá um grande passo quando consegue manter um projeto há tanto tempo com essa plenitude e vigor. Ficamos honrados em ter um programa que leve esses benefícios e melhoria de vida a essas pessoas”, frisou Luciano Gomes.

Por: Celso Rios

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar